POR Ascom/Toni Vasconcelos, 13 nov 2015, 16H14

CONSU aprova novos cursos; CONSEPE delibera sobre calendários acadêmicos

Toni Vasconcelos
Núcleo de Comunicação
Assessoria de Comunicação

consuconsepe

Coordenadas pelo reitor José Bites e vice-reitora Carla Liane, as reuniões resultaram em avanços para a comunidade acadêmica

Em dois dias de intenso trabalho, os Conselhos Superiores da UNEB deliberaram sobre processos que vão ampliar e qualificar as atividades  acadêmicas e administrativas da universidade na capital e interior do estado.

Primeiro, foi o Conselho Universitário (CONSU) que, reunido na terça-feira passada (10) em Salvador, aprovou a criação de novos cursos de graduação  e pós-graduação, a exemplo do pioneiro Curso de Tecnologia em Jogos Digitais, a ser oferecido no Campus I, na capital. O Curso de Direito com sede no Campus XX (Brumado) também foi aprovado, por unanimidade.

Na área de pós-graduação, o CONSU decidiu favoravelmente à criação dos curso de especialização (lato sensu) em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa e em Literatura Brasileira, ambos no Campus X (Teixeira de Freitas).

A UNEB, após essa reunião, passa a contar ainda com dois novos centros acadêmicos de excelência em áreas de reconhecido interesse social. Foi aprovada a criação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Comunidades Virtuais e do Cento de Estudos de Gênero e Sexualidade (Diadorim) – este, já funcionava, antes, como um núcleo.

Parabenizando os conselheiros pelo proveitoso trabalho, o reitor da UNEB, professor José Bites de Carvalho, que coordenou a sessão ao lado da vice-reitora Carla Liane, aproveitou para informar sobre o processo de reorganização por que passa a administração central da universidade.

“Estamos buscando, junto ao governo do estado, um espaço apropriado para instalar a maioria dos setores da administração. O objetivo dessa mudança de endereço é economizar os recursos gastos hoje com aluguel de imóveis e, ao mesmo tempo, destinar todo o Campus I, inclusive o prédio atual da Reitoria, para salas de aula e atividades acadêmicas”,  contou o reitor.

Sobre os acordos de cooperação e intercâmbio que estão sendo firmados pela UNEB com universidades  e instituições do Reino Unido e de Portugal, conforme explanação da professora Jardelina Bispo, secretária especial de Relações Internacionais (SERINT), a vice-reitora Carla Liane ressaltou “o quanto é necessário avançarmos nessa política e ações de internacionalização, para qualificarmos e ampliarmos nossas atividades”.

O CONSU aprovou ainda a concessão de apoio para participação de estudantes em eventos da UNEB e de bolsas para estudantes indígenas cotistas, no âmbito Programa de Bolsa de Auxílio-Transporte.

di_consu

CONSEPE congregou cerca de 90 conselheiros que representaram os departamentos e colegiados dos 24 campi da instituição

Calendários Acadêmicos 2015.2 e 2016.1 atendem docentes e discentes

Já o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UNEB, que, em reunião no dia seguinte (11) também em Salvador, congregou cerca de 90 conselheiros representando os departamentos e colegiados dos 24 campi da instituição, deliberou a favor  das propostas de alteração dos Calendários Acadêmicos 2015.2 e 2016.1.

Segundo  a professora Kathia Marise, conselheira e pró-reitora de Graduação (PROGRAD) da UNEB, as propostas de calendário buscaram assegurar  os 100 dias letivos mínimos exigidos pela legislação, minimizar o descompasso entre os calendários acadêmicos e o calendário civil, respeitar o período de recesso e férias docentes e manter uma flexibilidade de opções para alunos concluintes.

Essa sessão do CONSEPE ocorreu dois meses depois da última reunião do Conselho, em setembro.

“Foi preciso convocar novamente esse colegiado, em tão pouco tempo, porque não quisemos decidir por ad referendum uma questão de tamanho impacto para toda a comunidade universitária. Calendário acadêmico é assunto para ser discutido e deliberado por todos aqui”, disse o reitor José Bites, agradecendo a dedicação e compromisso dos conselheiros.

Calendário Acadêmico 2015.2

Calendário Acadêmico 2016.1


Fotos: Toni Vasconcelos/ASCOM


  • No Related Post


Envie uma mensagem: