POR Juliana Alves, 26 mar 2014, 22H09

Mais uma pós graduação no Campus XVIII – Estudos Transdisciplinares em cultura

Foi aprovada hoje (26/03) no Conselho Universitário (CONSU), por unanimidade, a Pós-graduação Lato sensu em Estudos Transdisciplinares em Cultura, proposta pelo Campus de Eunápolis. O projeto que foi escrito pelos docentes Renata Coppieters, Thaís dos Santos Vinhas, Vanusa Mascarenhas e Pedro Daniel dos Santos Souza, busca viabilizar a formação de profissionais capazes de atuar na área cultural, ampliando o debate sobre questões transdisciplinares da cultura. A Profª Thaís Vinhas ressalta que “um dos diferenciais desse curso é sua atuação também como extensão universitária, pois irá integrar os sujeitos que são agentes e produtores de cultura na região, através de oficinas, minicursos, palestras, além da vivência cultural, em teatros, museus, pontos de cultura, praças, dentre outros espaços que possibilitem uma vivência prática do discente nos diferentes contextos”.

A Profª Vanusa Mascarenhas ressalta que o curso irá trazer grandes contribuições para a UNEB e região, pois “há uma carência em programas de pós-graduação, principalmente na área cultural. Além disso, há uma lacuna nos municípios no que diz respeito a pessoas com qualificação específica para atuar nas secretarias de cultura, o que inviabiliza a participação dessas prefeituras na concorrência de editais a nível estadual e federal”. Para a UNEB, a professora completa, “é um ganho bastante relevante por ser um curso de especialização que tem uma perspectiva transdisciplinar, o que possibilita pensar nos problemas da região de maneira multidimensional”. Além disso, é uma grande oportunidade para os egressos de Turismo e História darem continuidade aos estudos pois até então só existe a especialização em Linguística Aplicada, da área de Letras.

O Secretário de Cultura do Estado da Bahia destaca que “em um contexto no qual a cultura adquire uma centralidade cada vez maior e apresenta interfaces com as mais diversas áreas de conhecimento, faz-se necessário investir, de forma ativa e sistemática, em políticas de formação profissional para esta área” afirma o Sr. Antonio Albino Canelas Rubim em carta de apoio ao curso.

Docente do curso de Turismo, Renata Coppieters destaca que “a especialização em Estudos Transdisciplinares em Cultura busca refletir sobre a produção cultural no território, para o território e além do território. Nossa tentativa é dialogar com diversas áreas do conhecimento, incluindo o saber não formal dos fazedores de cultura de forma a não só reconhece-los, mas legitimá-los politicamente. A Cultura, por exemplo, tem sido desde o século XVI o grande elemento motivador para o deslocamento de pessoas, no qual hoje conhecemos por turismo cultural. E é partir desta diversidade cultural que muitos países tem conseguido oferecer uma qualidade de vida para sua população, protegendo a suas histórias, suas memórias e reconhecendo os seus valores. Este curso propõe este debate e também oferecerá oficinas práticas no território. Temos a consciência que este é um desafio grandioso, mas esperamos contar com os mais diversos públicos para que juntos possamos trazer mudanças significativas no Território de Identidade Costa do Descobrimento”.

Sem dúvida, uma grande conquista para a UNEB e região. O edital para seleção de 30 alunos será lançado em breve, com previsão de início das aulas no segundo semestre de 2014. Os encontros acontecerão uma vez por mês no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, bairro Stela Reis, em Eunápolis.




Envie uma mensagem: