POR falcantara, 09 dez 2010, 00H22

Mini-curso de Enologia foi o maior sucesso

Em sua segunda edição o projeto Segmentar para Desenvolver do CAMPUS XVIII realizou o mini-curso de Enologia.

Nos dias 27 e 28 de novembro, no CAMPUS XVIII, o projeto “Segmentar para Desenvolver” promoveu o curso básico de enologia que concedeu aos participantes conhecer um pouco sobre o contexto histórico dos vinhos, seus principais países produtores, técnicas de elaboração, serviço de vinho, degustação e a sua relação com a atividade turística.

Enologia é estudos do vinho.  Do grego: “oínos”, vinho e “logos”, estudo

Enologia é estudos do vinho. Do grego: “oínos”, vinho e “logos”, estudo

O curso básico foi ministrado pelo Profº Diogo Gomes (IFBA) que ensinou como apreciar, degustar e diferenciar, determinados tipos de vinhos.

A aluna Sonia Alves, estudante do 3º semestre de Turismo do campus XVIII, participou do curso como ouvinte. Ela declarou que o curso foi uma oportunidade única para os leigos em apreciação de vinhos, pois nunca tinha tido contato diretamente, como, degustar e diferenciar as propriedades de cada espécie. Com o curso ela pode ter uma “noção básica’’ para se diferenciar.

A coordenadora do projeto, Profª Renata Carvalho, do curso de Turismo do CAMPUS XVIII, disse que o curso de enologia teve uma procura maior do que os cursos anteriores, talvez por ter sido um tema desconhecido na região. No entanto, todo mundo tem a vontade e curiosidade de fazer. Ela destaca que um ponto positivo foi a procura da comunidade pelo curso, e pelos que já trabalham na área de alimentos e bebidas.

A coordenadora do projeto, Profª Renata Carvalho (de rosa), do curso de Turismo do CAMPUS XVIII

A coordenadora do projeto, Profª Renata Carvalho (de rosa), do curso de Turismo do CAMPUS XVIII

No curso houve também a discussão para a formação de uma confraria de vinho em Eunápolis. Tudo isso para haver um encontro de amantes e adoradores de vinhos: conhecer e degustar novos rótulos.

O que é enologia?

Enologia é estudos do vinho.  Do grego: “oínos”, vinho e “logos”, estudo. O vinho bebida proveniente exclusivamente da fermentação alcoólica de uva madura e fresca ou suco de uva fresca. Quando se trata de vinhos elaborados de  outras frutas  ou vegetais,  a  mesma  legislação  estabelece  que na  rotulagem seja  especificada a fruta, acompanhando a designação vinho (vinho de…). Ex. “vinho de laranja”. Definição enológica: produto da fermentação por leveduras alcoólicas do suco uva, tendo o açúcar parcial ou totalmente convertido a etanol e a outros metabólitos da fermentação; com ou sem fermentação por bactérias lácticas no processo de maturação. Espécies de leveduras que se sucedem durante a fermentação do mosto, predominando as do gênero.

Fonte: http://www.dbt.ffalm.br/sachs/TPA/enologia.pdf

Por Anselmo Penna e Renata Porto.

Um ponto positivo foi a procura da comunidade pelo curso

Um ponto positivo foi a procura da comunidade pelo curso

Enologia é estudos do vinho.  Do grego: “oínos”, vinho e “logos”, estudo

Enologia é estudos do vinho. Do grego: “oínos”, vinho e “logos”, estudo


  • No Related Post


Envie uma mensagem: