POR Ascom/Janine Falcão, 02 mai 2011, 09H10

Ementário

PRÁTICA PEDAGÓGICA I – LE0006, 90h
Ementa: Discute e analisa o conceito de educação, as políticas publicas em educação e a influencia das diversas tendências pedagógicas brasileiras nas práticas metodológicas do ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, com o objetivo de estabelecer a efetiva relação entre a teoria, a pratica e a pesquisa, confrontando os diversos períodos e as mudanças que tenham se efetivado nas escolas, principalmente no que se refere à ministração dos conteudos de lingua e literatura.

SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA I – LE0007, 45h
Ementa: Orienta de forma continuada a construção de trabalhos técnicos e científicos, observando os procedimentos na composição destes trabalhos. Além disso, os seminários têm como objetivo promover a socialização dos trabalhos realizados durante o semestre.

ESTUDOS FILOSÓFICOS – CI0003, 45h
Ementa: Reflete sobre o desenvolvimento das correntes filosóficas no ocidente, enfatizando a influência da filosofia clássica na constituição do pensamento contemporâneo e sua importância para a compreensão da natureza e da sociedade humana, bem como para o desenvolvimento de princípios libertários e éticos na prática pedagógica e no cotidiano.

SIGNIFICAÇÃO E CONTEXTO – LE0002, 60h
Ementa: Estuda os processos semânticos e analisa a relação do significado com o contexto, considerando as abordagens da semântica, da pragmática e da lexicologia.

ESTABELECIMENTO DOS ESTUDOS LINGÜÍSTICOS – LE0031, 45h
Ementa: Aborda a origem dos estudos da lingüística, a sua constituição como ciência e a formação das correntes teóricas dos gregos às correntes atuais, além de avaliar suas contribuições para o ensino da língua e para o desenvolvimento da prática da investigação científica.

ESTUDOS TEÓRICOS DO TEXTO LITERÁRIO – LE0015, 60h
Ementa: Estudo dos elementos constitutivos do texto literário, sua linguagem, sua forma, sua classificação, sua distribuição em gêneros, bem como seu transbordamento e rasuras.

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO – LE0034, 60h
Ementa: Ocupa-se das estratégias de leitura e produção de textos orais e escritos, considerando os aspectos formal e estilístico e sua relação contextual e situacional.

PRÁTICA PEDAGÓGICA II – ED0001, 105h
Ementa: Discute o planejamento, a relação professor-aluno e a avaliação, vivenciando situações de ensino-aprendizagem de temas lingüísticos e literários relacionados aos conteúdos abordados na Educação Básica.

MORFOLOGIA E A CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO – LE0003, 60h
Ementa: Estuda a constituição mórfica da língua portuguesa, comparando as diversas abordagens sobre os processos de flexão e de formação de palavras e sobre os critérios que definem e distinguem as categorias gramaticais, visando a sua aplicabilidade tanto à pesquisa quanto ao ensino da língua.

TRADIÇÃO E RUPTURA EM LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA – LE0011, 60h
Ementa: Estudos das formas diferenciais de tradição formal e/ou civilizatória nas literaturas de língua portuguesa, bem como as forças históricas, sociais e estéticas que motivaram suas rupturas, sejam elas internas e/ou externas ao sistema literário.

SEMINÁRIO INTERDICIPLINAR DE PESQUISA III – ED0007, 45h
Ementa: Orienta de forma continuada a construção de trabalhos técnicos e científicos, observando os procedimentos na composição destes trabalhos. Além disso, os seminários têm como objetivo promover a socialização dos trabalhos realizados durante o semestre.

RELAÇÕES SINTÁTICAS NA LINGUA – LE0014, 60h
Ementa: Estuda a organização sintática da Língua Portuguesa, observando as relações morfossintáticas entre os elementos da estrutura frasal e as considerações de gramáticas diversas, correlacionando esses conteúdos aos trabalhados no ensino básico, bem como levantando temas que possam ser objetos de investigação científica.

LITERATURA E OUTRAS ARTES – LE0017, 45h
Ementa: Analisa as relações intersemióticas dos diferentes textos, verificando o cruzamento de leituras e concebendo a literatura como um texto/signo entre muitos outros da expressão artística na comunidade humana.

ESTUDOS EPISTEMOLÓGICOS DA APRENDIZAGEM – ED0003, 60h
Ementa: Estuda as principais teorias de aprendizagem e suas concepções a respeito do homem e de sua formação como sujeito, analisando os processos envolvidos na aprendizagem, a fim de viabilizar um trabalho educacional.

O ESTÉTICO E O LÚDICO NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL – LE0016, 60h
Ementa: Estuda o estético e o lúdico na literatura infanto-juvenil, analisando a relação entre o imaginário e a realidade. Discute os conceitos, a história e as condições de produção e recepção do texto, tanto da linguagem oral, quanto da linguagem escrita.

CONSTRUÇÃO DO SENTIDO NO TEXTO LITERÁRIO – LE0005, 60h
Ementa: Proporciona ao aluno o contato e a vivência direta com o texto literário, fazendo-o perceber a partir da sua sensibilidade e das experiências pessoais, o efeito de fruição, estética que somente tal linguagem simbólica é capaz de produzir no sujeito.

TEXTO E DISCURSO – LE0010, 60h
Ementa: Noções de texto, discurso, enunciação, enunciado; Língua, discurso e ideologia; Teoria dos atos da fala; Operadores argumentativos; Formações ideológicas e formações discursivas; Condições de produção do discurso; O sujeito e o sentido; A individualidade na linguagem; A heterogeneidade discursiva; Monologismo e Dialogismo; Polifonia Interdiscursividade; Elementos de Análise do Discurso; Modalidades Discursivas; Efeitos de sentido das palavras no discurso

CÂNONES E CONTEXTOS NA LITERATURA BRASILEIRA – LE0066, 45h
Ementa: Estudo de obras e autores cuja permanência se sustenta na reiteração de leituras e revisões críticas ao longo do tempo, tendo em vista o contexto sócio-cultural.

DIVERSIDADE LINGÜÍSTICA – LE0065, 45h
Ementa: Estuda a diversidade da Língua Portuguesa, enfocando as abordagens da Sociolingüística e da Dialectologia, com ênfase na diferenciação dialetal do português brasileiro.

ESTUDOS FONÉTICOS E FONOLÓGICOS – LE0064, 60h
Ementa: Estuda a constituição fonético-fonológica da língua portuguesa, considerando as diferentes realizações fonéticas e destacando a importancia da sua compreensão no processo de aprendizagem da escrita.

LITERATURA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA – LE0045, 60h
Ementa: Estuda os textos de literaturas de Língua Portuguesa que abordam a questão étnico racial, visando o resgate e a valorização do povo negro, assim como a sua contribuição para a formação da cultura brasileira.

CONSTITUIÇÃO DAS LÍNGUAS ROMÂNICAS – LE0024, 45h
Ementa: Estuda as transformações que o latim sofreu em sua evolução para as línguas românicas, considerando-se os aspectos fonético-fonológicos, morfossintáticos e lexicais.

CÂNONES E CONTEXTOS NA LITERATURA PORTUGUESA – LE0021, 60h
Ementa: Estudo de obras e autores portugueses cuja permanência se sustenta na reiteração de leituras e revisões críticas ao longo do tempo, tendo em vista o contexto sócio-cultural.

ESTÁGIO II – ED0016, 100h
Ementa: Desenvolve estudos de casos e estudos diagnósticos com vistas à elaboração de projetos diversos para serem aplicados em espaços educativos variados, bem como minicursos e oficinas pedagógicas direcionados a programas de ensino tanto para Instituições como para projetos comunitários.

ASPECTOS DA LITERATURA PORTUGUESA – LE0029, 45h
Ementa: Reflexão sobre aspectos que norteiam o universo literário português, tanto em relação às formas narrativas quanto às formas poéticas. Enfoque de questões como o agenciamento mútuo entre passado e presente, o tratamento crítico de arquétipos e mitos, a busca de identidade cultural, a singularização da linguagem enquanto produtividade dinâmica de sentido, entre outras.

LITERATURA: CRÍTICA, HISTÓRIA, CULTURA E SOCIEDADE – LE0026, 60h
Ementa: Estudo dos conceitos de crítica e história, relacionados ao conhecimento da teoria, tendo em vista também a história dos fatos e valores sócio-econômicos, políticos e culturais numa perspectiva contemporânea que compreenda a literatura como fenômeno da cultura e como prática social, relacionada aos diversos campos do saber e da arte, numa abordagem intertextual e interdisciplinar.

LÍNGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL I – LE0027, 45h
Ementa: Estratégias de leitura: ativação do conhecimento prévio em relação ao assunto e à estrutura do texto; Leitura rápida e contínua tentando buscar a essência do texto (skimming); Leitura rápida em busca de informações específicas (scanning); Antecipação e predição do conteúdo e estrutura do texto; Identificação das idéias principais do texto; Adaptação do tipo de texto a ser usado dependendo dos objetivos do leitor; Reconhecimento de cognatos e falsos cognatos; Dedução de palavras desconhecidas através do contexto; Estrangeirismo; Anglicismo; Tempos verbais: o presente, o passado e o futuro; Verbos regulares; Verbos irregulares; Verbos auxiliares; Prefixos e sufixos; Pronouns.

FORMAÇÃO HISTÓRICA DAS LÍNGUAS ROMÂNICAS – LE0015, 45h
Ementa: Estuda a origem, a constituição e a expansão das línguas românicas, com ênfase na língua portuguesa, determinando os fatores sócio-históricos e lingüísticos que contribuíram para esse processo.

ESTAGIO III – ED0018, 100h
Ementa: Elabora e desenvolve projetos de docência em classes de ensino fundamental, de 5ª a 8ª séries, na área de Língua Portuguesa e Literatura, discutindo procedimentos didáticos e metodológicos para otimização do ensino de língua materna.

SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA VII – ED0019, 25h
Ementa: Orienta de forma continuada a construção de trabalhos técnicos e científicos, observando os procedimentos na composição destes trabalhos. Além disso, os seminários têm como objetivo promover a socialização dos trabalhos realizados durante o semestre.

CRÍTICA TEXTUAL: EDIÇÕES E ESTUDOS – LE0030, 45h
Ementa: Estuda os textos numa abordagem filosófica, com ênfase para as teorias e modelos de edição pertinentes às diversas situações textuais, considerando-os como instrumentos de análise lingüística e literária.

LÍNGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL II – LE0032, 45h
Ementa: Ocupa-se das estratégias de compreensão, interpretação e produção de textos, incluindo procedimentos e estratégias de tradução.

CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO – LE0020, 60h
Ementa: Reflete sobre o processo de constituição do português do Brasil, observando a contribuição das línguas indígenas e africanas e dos elementos históricos e culturais que o diferenciam do português europeu.

ESTUDOS DA PRODUÇÃO LITERÁRIA BAIANA – LE0067, 60h
Ementa: Estuda obras de autores baianos, discutindo aspectos fundamentais para a compreensão do quadro da literatura produzido na Bahia.

ESTÁGIO IV – ED0020, 100h
Ementa: Elabora e desenvolve projetos de docência, em classes de ensino médio na área de Língua Portuguesa e Literatura, discutindo procedimentos didáticos e metodológicos para otimização do ensino da língua materna.

TCC – TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO – LE0033, 45h
Ementa: Desenvolve estudos de temas discutidos e trabalhados ao longo do curso vinculados à formação acadêmica, culminando na elaboração e apresentação de uma monografia.

TEXTO LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DO LEITOR – LE004, 45h
Ementa: Estuda as várias possibilidades de leitura que o texto literário oferece considerando a sua contribuição como um instrumento valioso para a formação do leitor competente, a fim de despertar o interesse pela leitura.

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II – LE 0008, 30h
Ementa: Conceito de texto. Conceito de leitura. Característica da linguagem verbal e não verbal. Macroestrutura. Microestrutura. Fatores pragmáticos de textualidade. Interpretação de textos orais e escritos. Produção de textos científicos.

ESTUDO DO TEXTO DRAMÁTICO – LE0037, 30h
Ementa: Estudo da natureza teórica do texto dramático e do seu histórico, estabelecendo as obras/autores mais representativos de cada período, buscando relacionar os objetos de análise em questão, as trasformações do pensamento em diversas âmbitos, conhecendo os valores que circulam na sociedade em diversas épocas, associando-os permanentemente à atualidade.

A FUNÇÃO SOCIAL DA LEITURA E DA PRODUÇÃO TEXTUAL – LE0063, 30h
Ementa: Discute sobre as funções sociais que a leitura e a produção textual desempenham na sociedade, avaliando a necessidade de se conhecer os processos cognitivos envolvidos nas atividades e sua relação com o ensino de Língua Portuguesa.

LÍNGUA E CULTURA AFRICANAS (Componente Adicional) – 30h
Ementa: Estuda a cultura de povos africanos que contribuíram para a formação da sociedade brasileira, escolhendo uma de suas línguas para ser estudada e analisada nos seus aspectos semânticos e gramaticais básicos para que se possa avaliar a sua contribuição tanto cultural quanto lingüística no solo brasileiro.
Estuda a cultura africana enfatizando aspectos representativos de uma das línguas oriundas da África no contexto brasileiro.

CURRÍCULO E SOCIEDADE – ED0011, 30h
Ementa: Estuda as teorias do Currículo, numa perspectiva social e histórica, com ênfase nas discussões curriculares contemporâneas e identifica o perfil profissional do egresso do Curso de Letras.

LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA LATINAS – LE0028, 45h
Ementa: Estuda a língua e a literatura latinas, focalizando o latim literário e sua variação oral (latim vulgar) e seus reflexos na língua portuguesa, com ênfase na morfossintaxe verbal.

ASPECTOS SÓCIO – PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL – LE0058, 30h
Ementa: Discute a educação especial, nos seus aspectos sócio-psicológicos, orientando o profissional de Letras para trabalhar com a integração e a inclusão do indivíduo que apresenta necessidades especiais.

SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA – ED0017, 45h
Ementa: Orienta de forma continuada a construção de trabalhos técnicos e científicos, observando os procedimentos na composição destes trabalhos. Além disso, os seminários têm como objetivo promover a socialização dos trabalhos realizados durante o semestre.

LEITURA E SEMIÓTICA – LE0057, 45h
Ementa: Aborda os princípios para a leitura e interpretação de textos sobre a perspectiva semiótica, proporcionando condições de reflexão sobre a organização semiolingüística dos textos.

OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA – LE0082, 45h
Ementa: Discute os caminhos da criação e os processos da escritura, envolvendo os elementos para construção do estilo, para servir de suporte na produção de texto segundo os gêneros clássicos e as formas literárias modernas e pós- modernas.