POR Ascom/Renilson, 26 mai 2012, 12H01

Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE)

  • O que é?

O Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) é o setor que atua na gestão das atividades de pesquisa e extensão desta Universidade, campus XIV, Conceição do Coité.

As atividades de pesquisa são desenvolvidas de acordo com a política institucional a fim de contribuir para o aprimoramento do corpo acadêmico, no campo sociocultural, respeitando os princípios de ética e cidadania. A pesquisa está estruturada para promover, incentivar e estimular a produção científica, tanto entre professores, quanto entre alunos, técnicos e comunidade externa.

  • Objetivo

Desenvolver atividades de pesquisa e extensão que promovam maior interação na comunidade acadêmica, bem como incentivar a realização de eventos, tais como palestras, seminários, colóquios, entre outros.

  • O que faz?

Vinculados aos cursos de Licenciatura em Letras com Português, Letras com Inglês, História e o Bacharelado em Comunicação Social, os projetos de pesquisa e extensão são voltados a:

Cultura, religião e educação da região sisaleira;

Rádio, TV, cinema e fotografia;

Estudos linguísticos e literários.

Os resultados das pesquisas realizadas são apresentados no Seminário de Pesquisa e Extensão (SIPE).

E, segundo o regimento interno da UNEB, no seu artigo 90, o NUPE tem por finalidade: “incentivar, estruturar, coordenar, sistematizar e divulgar as atividades técnicas, didáticas e científicas, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão”.

  • Membros do NUPE:

Coordenação Geral: Líbia Gertrudes de Melo

Secretária: Sarah Teles de Oliveira

Estagiária: Amanda Cardoso Sales de Queirós

Comissão Científica:

Lúcia Maria de Jesus Parcero

Possui Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2007), Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1999), Especialização em Metodologia do Ensino Superior, pela Fundação de Ensino Superior de Pernambuco (1989) e graduação em Letras Vernáculas com Inglês pela Universidade Católica do Salvador. Atualmente, é professora adjunto da Universidade do Estado da Bahia, onde ministra disciplinas em cursos de graduação, pós-graduação (Lato sensu), pós-graduação (stricto sensu) do quadro do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens da área de Letras, com ênfase em Linguística e Língua Portuguesa. Atua principalmente nas subáreas de Teoria Linguística, Sociolinguística e Sintaxe. Desenvolve pesquisa sobre o português rural em comunidades afrodescendentes na região sisaleira, no semiárido baiano…

Sayonara Amaral de Oliveira

Graduada em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (1998). Possui Mestrado em Letras (2000) pela Universidade Federal da Bahia e Doutorado em Letras (2010) pela Universidade Federal da Bahia, na área de Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura. É professora Adjunto da Universidade do Estado da Bahia, atuando na área de Literatura e no Programa de Pós-graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL/UNEB). Participou da equipe de tradução do livro Da Diáspora: identidades e mediações culturais, de Stuart Hall (Ed. UFMG, 2003), e tem se dedicado a trabalhar com os seguintes temas: crítica literária e crítica cultural, estudos de recepção e estudo de produções contemporâneas.

Úrsula Nascimento de Sousa Cunha

Doutoranda em Educação, na linha de pesquisa Estudos Culturais da Educação, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Crítica Cultural, na linha de pesquisa Letramento, Identidade e Formação do Professor, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Metodologia da Pesquisa (UNEB) e em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (FACINTER). Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é docente de Prática Pedagógica na UNEB (campus XIV) e vice-diretora da Escola Estadual Régis Bittencourt (Feira de Santana). Atuou como formadora no programa Pró-letramento Bahia, polo Barreiras (UNEB), em 2012. Constantemente presta assessoria pedagógica para a Editora Ática / Scipione e ao Instituto Pró-Saber. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística, atuando principalmente nos seguintes segmentos: EJA, Ensino Fundamental II, Coordenação Pedagógica, Formação de Professores, Estudos Culturais e Gestão Escolar.

Igor José Trabuco da Silva

Graduado em LICENCIATURA EM HISTÓRIA pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2005). Experiência na área de História, com ênfase em História da Bahia e História da Cultura. Professor concursado do munícipio de Camaçari – Ba, desde 2005. Especialista na linha de História da Bahia, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) Mestre na linha de Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Aprovado no concurso público para Professor Auxiliar na disciplina “História do Brasil” pela (Universidade do Estado da Bahia) Uneb, Edital nº 076/2009.

Carolina Ruiz de Macedo

Professora do curso de Comunicação Social – Rádio e TV da UNEB Campus XIV, onde leciona as disciplinas da área de imagem e desenvolve projetos de pesquisa e extensão com foco em Cinema e Foto. Graduada em Comunicação Social – Rádio e TV pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2006), pós-graduada em Jornalismo & Mídia pela FACSUL (2008) e mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (2010). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Rádio e Televisão, atuando principalmente nos seguintes temas: rádio, cinema documentário, fotografia e identidade.

Kátia Santos de Morais

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2003), especialização em Leitura, Interpretação e Produção de Texto pela Facsul (2007) e mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2010). Com experiência em Assessoria de Comunicação; produção, reportagem e edição de texto para TV, rádio e jornalismo impresso, é professora auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atua na área de Imagem do Departamento de Educação, Campus XIV, lecionando componentes no curso de Comunicação Social (Rádio e TV). Desenvolve pesquisa e extensão nas áreas de comunicação audiovisual e mídias digitais. Áreas de interesses: comunicação e política, com ênfase na pesquisa em audiovisual.

Rosane Meire Vieira de Jesus

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, da Faculdade de Educação da UFBA (2012), Mestre em Educação pelo mesmo Programa (2007) e Comunicóloga pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (1999), participo do grupo de pesquisa Formação em Exercício de Professores (FEP/CNPq), que está inserido na linha de pesquisa Currículo e (In)Formação do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação da Faced/UFBA, e do grupo de pesquisa Forma(em)Ação (GEFEP/CNPq), vinculado ao Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/ Campus I . Coordeno o grupo de pesquisa Formação, Experiência e Linguagens (FEL/CNPq), lotado no Departamento de Educação da UNEB/ Campus XIV. Sou professora do mesmo departamento na Universidade do Estado da Bahia, vinculada ao Colegiado do curso de Comunicação Social, com habilitação em Rádio e Televisão.

Tiago Santos Sampaio

Possui graduação em Comunicação Social (Rádio e TV) pela Universidade Estadual de Santa Cruz. É especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia e Mestre em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia. É professor da UNEB, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Suas áreas de atuação concentram-se em Estudos de Mídia, Análise do Discurso, Estudos Culturais, Gestão da Comunicação e Comunicação Comunitária.

Pricilla de Souza Andrade

Atualmente é professora da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), atuou na União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME, Itabuna/Ba, 2008- 2013). Graduada em Comunicação Social (Rádio e TV) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-2005). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade do Sul (FACSUL- 2007) e Mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC- 2006/2008). Atualmente, especializando-se em Artes Visuais: Cultura e Criação(SENAC/BA- 2012). Tem experiência na área de produção radiofônica, comunicação e cultura, fotografia e televisão. Desenvolve trabalhos em análise do discurso e de produtos da linguagem audiovisual.

Letícia Telles da Cruz

Possui graduação em Língua Estrangeira (Inglês) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA – 1993), Especialização em Psicopedagogia (1999) pela UFRJ. Cursou o primeiro Mestrado (2005) em Gestão Integrada das Organizações, em convênio estabelecido entre a Unidade Baiana de Ensino Pesquisa e Extensão (UNIBAHIA) e a Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e o segundo Mestrado (2013) em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é doutoranda no Programa de Língua e Cultura da UFBA. A sua área de concentração é Linguística Aplicada, com pesquisa voltada para aprendizagem de língua estrangeira e formação de professor.

  • Produção bibliográfica

Anais eletrônicos para publicação de resultados (em andamento).

Revista eletrônica coordenada pelo professor Paulo de Tarso Velanes Borges (em andamento).

Contatos

Tel.(75) 3262-7516

nupecampus14@yahoo.com.br

Cursos de Extensão 2014.1

Curso de Extensão Parte 1Curso de Extensão Parte 2Curso de Extensão Parte 3

2014.2

Curso de Extensão Parte 4Curso de Extensão Parte 5

Projetos de Extensão 2014.1

Projetos de Extensão Parte 1Projetos de Extensão Parte 2Projetos de Extensão Parte 3Projetos de Extensão Parte 4Projetos de Extensão Parte 5Projetos de Extensão Parte 6Projetos de Extensão Parte 7

Projetos de Pesquisa 2014

Projeto de pesquisa parte 1Projeto de pesquisa parte 2Projeto de pesquisa parte 3Projeto de pesquisa parte 4Projeto de pesquisa parte 5Projeto de pesquisa parte 6Projeto de pesquisa parte 7Projeto de pesquisa parte 8

Eventos Previstos

Eventos previstos parte 1Eventos previstos parte 2Eventos previstos parte 3

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO – 2013

PROJETOS 2012

SEMESTRE 2012.1

* As informações contidas neste quadro foram fornecidas pelos propositores dos projetos.