POR Ascom/Renilson, 04 dez 2014, 04H38

Coité: Pesquisador discute Formação e Comunicação na abertura da V Semacom

Renilson Silva

Assessoria de Comunicação

comunidade acadêmica prestigia a conferência de abertura

comunidade acadêmica prestigia a conferência de abertura

A abertura da V Semana de Comunicação ocorreu na noite desta quarta-feira, 3/12, no Departamento de Educação da UNEB, em Conceição do Coité. A mesa de abertura foi composta pelo professor/diretor Deijair Ferreira, doutora Rosane Vieira, coordenadora do colegiado de Comunicação Social, Moisés Viana, professor do curso de Comunicação e a Secretária de Educação, Cultura e Esporte do município, Perpétua Sampaio.

Professor Deijair Ferreira da Silva

Professor Deijair Ferreira da Silva

Em seu discurso, Perpétua Sampaio ressaltou a importância do evento para a comunidade acadêmica. “Tenho a esperança que vocês possam fazer uma comunicação diferente, pois acredito que a comunicação precisa dar voz a essa população. Tem que ouvir todos e servir a todos”, aconselhou a secretária.

O diretor Deijair Ferreira falou que a comunicação precisa estar a serviço da população, “precisa mostrar as potencialidades do Território do Sisal e, sobretudo, mostrar as potencialidades do próprio curso de Comunicação”, recomendou, quando na oportunidade valorizou a programação do evento.
Rosane Vieira abordou, em sua explanação, o cotidiano e aproveitou a ocasião para agradecer a todos os envolvidos para a consolidação do evento, a exemplo do “diretório acadêmico de Comunicação, alunos, professores e técnicos que contribuíram para a Semacom acontecer”, registrou.

Já o professor/mestre Moisés Viana lembrou o desafio de organizar o evento e destacou as abordagens que serão feitas nos debates durante os três dias. “Nesses processos vamos pensando como

Drª Rosane Vieira, coordenadora do colegiado de Comunicação Social

Drª Rosane Vieira, coordenadora do colegiado de Comunicação Social

a comunicação vai entrando em nossas vidas. Essa discussão vem nos desafiar a pensar como os sujeitos estão inseridos no mundo. Vivam esses tempos da comunicação”, agradeceu ao público presente, convidando-o para prestigiar a conferência com o escritor Sérgio Mattos, da UFRB.

Em sua quinta edição, a SEMACOM 2014 traz como proposta a reflexão sobre o processo de formação do Comunicólogo na sociedade atual. Sua programação conta com conferências, mesas-redondas, grupos de trabalhos e minicursos.

Conferência de abertura: “As fendas da comunicação nos tempos da comunicação”

A comissão organizadora trouxe como convidado para fazer a conferência de abertura, o professor, escritor e compositor, doutor Sérgio Mattos. Na ocasião, o pesquisador falou sobre o tema principal do evento “As fendas da formação nos tempos da comunicação”, abordando os processos que envolvem a atuação dos profissionais da comunicação no Brasil. Aproveitou o ensejo para exemplificar a abordagem do tema com a narrativa de sua trajetória profissional em meio à ditadura militar, ocorrida no país durante vinte anos.

“Como profissional temos que ter uma consciência muito grande, não é ser ingênuo. Como podemos ser bom profissional? Com a verdade”, respondeu.

Sérgio Mattos, docente da Universidade do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Sérgio Mattos, docente da Universidade do Recôncavo da Bahia (UFRB)

O doutor Sérgio Mattos ainda acrescentou que não existe imparcialidade, pois ela é um mito. “É uma fenda em nossa profissão, sabem por quê? Porque mesmo ouvindo, o jornalista se posiciona, ele toma partido, escolhe aquele que falou melhor para dar espaço em suas produções. Sabem como é que podemos sair dessa armadilha? Com a ética”, exemplificou.

Durante os mais de quarenta minutos, o professor deixou claro quais são as fendas que existem na comunicação contemporânea, no que diz respeito ao exercício da profissão de comunicólogo. Em seguida, fez suas considerações finais e falou sobre o seu livro: “A Revolução Digital e os Desafios da Comunicação”, que estava lançando no evento. Todos os exemplares foram vendidos e autografados pelo escritor.

Sobre a SEMACOM

Realizada desde 2008, as edições da Semacom “têm funcionado como um espaço para discussões de natureza acadêmica e técnica na qual os discentes descobrem novas possibilidades de atuação e perspectivas adequadas ao contexto local e global. Em suas edições, a Semacom debateu temas de interesse da área, como mercado de trabalho, comunicação e cidadania, novas tecnologias e imagens e representações. Desde então, e em consonância com as políticas do curso, o evento preza pela participação de membros da comunidade implicados com a comunicação no Território do Sisal”. Neste ano, o evento tem como coordenadores gerais os docentes Rosane Vieira e Moisés Viana, além da participação dos discentes de Comunicação Social para realização do evento. O evento acontece até a próxima sexta-feira (5/12). Confira a programação completa do evento clicando aqui.





Envie uma mensagem: