POR Ascom/Renilson, 22 jan 2014, 15H51

Campus XIV:Diretor discute ações com secretaria de Educação do município de Valente

Renilson Silva Pinto

Assessor de Comunicação

DSCF3065

Na última terça-feira (21), o professor Deijair Ferreira, diretor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), se reuniu com a secretária de educação da cidade de Valente, a fim de discutir ações coletivas para as atividades do campus neste semestre e apoio à implantação do novo curso de Agronomia.

Foi discutido sobre ações que o município pode adotar referentes à questão do transporte gratuito para os estudantes da cidade que vão para o campus de Coité e assim, regularizar o horário das aulas, já que o atraso do transporte inviabiliza o inicio das mesmas, previstas para as 18:45h com término às 22:30h.

Para falar sobre este tema, estiveram presentes as estudantes do curso de comunicação social, Miriam Santos (que mora na cidade), Joana Alcântara e Jaqueline Silva. As discentes defenderam um transporte público, gratuito e de qualidade para os universitários que precisam se deslocar para a UNEB em Conceição do Coité, a 30 km de Valente.

Sobre este assunto, Virginia Santana, responsável pela pasta da Educação na cidade, respondeu que não há transporte disponível para os alunos universitários, pois para suprir esta demanda seriam necessários dois ônibus, ainda com a chegada de dois novos transportes na frota. “Mas, iniciativas foram adotadas para não prejudicar estes estudantes, como por exemplo, a prefeitura paga 50% da gasolina”, afirmou.

A secretária garantiu que vai incluir esta discussão na próxima reunião (27/1) da União dos Secretários de Educação do Território do Sisal, para ser apreciada e a melhor decisão será tomada em coletivo, já que esta é uma demanda de várias cidades da região que têm universitários.

O diretor do DEDC pediu um olhar diferenciado para os estudantes universitários, claro, dentro das possibilidades do município. Ao mesmo tempo, Deijair agradeceu a atenção que a secretária vem dando ao programa Plataforma Freire, desenvolvido na cidade e coordenado pelo campus XIV.

Outro assunto abordado foi a implantação do curso de Agronomia no Departamento, aprovado na última reunião de Conselho no dia 17 de dezembro de 2013. O diretor solicitou mais apoio da secretaria de educação para a consolidação do projeto que está em fase de elaboração e sua implantação dependerá da aprovação no Conselho Universitário, instância superior da Universidade.

Desde o inicio deste ano [2014] o professor Deijair está realizando estas reuniões abordando este mesmo assunto nas cidades de Retirolândia, São Domingos e agora em Valente. O objetivo é fortalecer as parcerias com as prefeituras municipais para que ações importantes no campus possam ser realizadas. Os encontros vão continuar por outras cidades do Território. Nesta quinta-feira (23), será a vez de Santa Luz receber a visita do Diretor.




Envie uma mensagem: