POR maneto, 24 mai 2012, 17H45

DATAS HISTÓRICAS

JANEIRO

Dia o7 – Nascimento na Bahia de Teodoro Fernandes Sampaio. Engenheiro, geógrafo, historiador e escritor, Teodoro Sampaio, negro nascido ainda no regime escravocrata, tornou-se um dos mais completos e eruditos intelectuais brasileiros. Faleceu no Rio de Janeiro

Dia 20 – Nasce em Cantagalo, estado do Rio de Janeiro, Euclydes Rodrigues Pimenta da Cunha, futuro autor de “Os Sertões” e conceituado como um dos maiores escritores brasileiros.

Dia 25 – No ano de 1835 explode nas ruas de Salvador o que supostamente seria mais uma revolta de negros escravos. Era efetivamente mais um levante negro, desta vez com uma característica especial, a presença de escravos islamizados, leitores e seguidores do Alcorão. Passando a história com a Revolta dos Malês, o levante de 1835 foi violentamente reprimido. Para melhor compreensão deste acontecimento histórico sugerimos a leitura do livro do historiador baiano João José Reis sobre o assunto.

FEVEREIRO

Dia 09 – Nasce no Rio Grande do Sul Apolonio de Carvalho, no ano de 1912. Oficial do Exército tomou parte no Movimento Revolucionário de 1935, no Brasil, denominado pela grande imprensa de Intentona Comunista. Alinhou-se ao republicanos na Guerra Civil Espanhola, integrando as Brigadas Internacionais que combatiam as forças comanadadas pelo General Francisco Franco. Rumou em seguida para a França combatendo na Resistência Francesa contra a Ocupação Nazista. Lutou contra a ditadura militar instaurada no Brasil em 1964. Apolonio, condecorado com a Legião de Honra Francesa, faleceu em São Paulo no dia 23/09/2005, aos 93 anos.

Dia 12 – Morre em Exu, Pernambuco, no ano de 1946, José Lourenço Gomes da Silva, o Beato José Lourenço, fundador e principal liderança da comunidade de Caldeirão Grande. Ele nasceu no ano de 1872, na localidade de Pilões de Dentro, Estado da Paraíba.

Dia 25 – Elevação da Vila de Nova Canudos, com o nome de Canudos, a categoria de cidade,  mediante Lei Estadual nº 4.405/1985.

MARÇO

Dia 03 – Expira na Fazenda Velha, após ser ferido em combate durante o Conflito de Canudos, no ano de 1897, o Cel. Antonio Moreira César, também conhecido como o “Corta-Cabeças”

Dia 08 – No Povoado de Malhada da Caiçara, no então município de Santo Antonio da Glória, Bahia, no ano de 1911, nasce a menina Maria Gomes de Oliveira, que entraria para a historia como Maria Bonita, companheira de Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião. Maria falecu em 28 de julho de 1938, aos 27 anos, no massacre da Grota do Angico, cidade de Poço Redondo, Estado de Sergipe, epizodio no qual também perdeu a vida o próprio Virgolino e outros integrantes do bando.

No dia 13 do ano de 1830, vem ao mundo em Quxeramobim, estado do Ceará, Antonio Vicente Mendes Maciel, Antonio Conselheiro

Dia 14 – Em 1847 nasce o poeta Antonio Frederico de Castro Alves, no dizer de Manoel Bandeira “criança verdadeiramente sublime da poesia brasileira. Morto prematuramente aos 24 anos, no dia 06 de julho de 1871,  Castro Alves  deixou uma obra imorredoura e alguns poemas para sempre gravados na memória cuktural brasileira. Sua morte precove, todavia, não foi empecilho para que deixazsse uma obra destacada com alguns poemas clássicos na literatura brasileiram como é o caso de “Navio Negreiro” e outros mais.

Dia 19 – Nasce na cidade do Salvador, no ano de 1907, no bairro da Mouraria, José Gomes, o conhecido poeta “Cuica de Santo Amaro”, figura popularíssima na capital baiana entre entre as décadas de 40 e 6o do século passado. Cronista atento dos costumes e da vida cotidiana da Cidade da Bahia, Cuíca lia em voz alta, especialmente nas imediações do Elevador Lacerda, os seus poemas em cordel. Ele faleceu no dia 23 de janeiro de 1964, aos 57 anos.

Dia 29 de 1549, Tomé de Souza Governador-Geral funda a Cidade do Salvador

ABRIL

Dia 02 – Nasce em Salvador, no ano de 1875, Cosme de Farias. Figura das mais respeitadas e queridas da história da cidade, Cosme de Farias se notabilizou como Rábula – defendendo as pessoas mais pobres e marginalizadas da sociedade -, como também pela sua luta incansável e comovente contra o analfabetismo, tendo fundado a Liga Baiana Contra o Analfabetismo, movimento popular contra esta grave chaga social. Ele faleceu no dia 14/03/1972, sendo que o seu sepultamento foi acompanhado por milhares de pessoas.

Dia 18 – Neste dia do ano de 1882 Taubaté acolhia em sua terra o menino José Bento de Monteiro Lobato, um dos maiores nomes da literatura brasileira e mais popular autor de nossa literatura infantial. Criador do Sítio do Picapau Amarelo, terra da fanatsia e da memória, onde transitam personagens eternos como Dona Benta, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Narizinho, Pedrinho e uma infindável galeria que em verdade representam a gente a a cultura brasileira. Lobato que também foi incansável lutador em defesa do nosso petróleo, falecue em São Paulo no dia 04 de julho de 1948.

Dia 19 – É data consagrada aos povos indígenas do Brasil

Dia 22 -Expedição portuguessa sob o comando de Pedro Álvares Cabral aporta em Porto Seguro, no ano de 1500, consumando a posse da “terra brasilis”

Dia 28 – Dia Nacional da Caatinga

MAIO

DIA 03 = Nasce em Brotas de Macaúbas, em 1926, o geógrafo, professor, escritor e filósofo Milton Santos, um dos mais respeitáveis intelectuais brasileiros do século XX. Milon Santos faleceu no dia 24 de junho de 2001, vítima de câncer.

Dia 22 – “Aos vinte e dois de maio de mil oitocentos e trinta batizei e pus os Santos Óleos nesta Matriz de Quixeramobim ao párvulo Antonio pardo nascido aos 13 de março do mesmo ano supra, filho natural de Maria Joaquina: foram padrinhos Gonçalo Nunes Leitão e Maria Francisca de Paula. Do que, para constar, fiz este termo, em que me assinei. O Vigário Domingos Alvaro Vieira”.

dIA 25 – Morre na Bahia após tiroteio com uma volante comandada pelo Tenente José Rufino, Cristino Gomes da Silva Cleto, o “Corisco“, ou mesmo “Diabo Louro”. Com ele estava sua companheira Dadá que ferida no pé, acabou por ter a perna amputada em razão da grangrena que a acometeu resultante do ferimento. A morte de Corisco é o ocaso do cangaço, ele que sobrevievera a Lampião, morto em Angico em 28 de julho de 1938.

Dia 26 – No povoado de Maceté, então situado no município de Tucano e hoje pertencente a Quijingue, no ano de 1896, ocorre armado entre seguidores de Antonio Conselheiro e uma Força Policial da Bahia, comandada pelo Tenente Virgílio Almeida

JUNHO

Dia 04 – No ano de 1898, na Fazenda Ingazeira, município de Serra Talhada veio ao mundo Virgolino Ferreira da Sikva, mais tarde, o famoso Lampião. Um dos mais populares e legendários personagens da nossa história, Lsmpião comandou durante cerca de duas décdas, desafinado forças policiais de sete estados da Federação – Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Srgipe – numersos grupos armadosn que praticavam assaltos, sequestros e outras modalidades de crimes. Estrategista brilhante, Virgolino montou poderosa rede de colaboradores, os coiteiros, figuras essencais para  a sua sobrevivência física e política. Morreu no dia 28 de julho de 1938m na Grota do Angico, município de Poço Redondo, Sergipe, em ação da Polícia alagoana, comandada pelo então Tenete João Bezerra.

Dia 12 – Nasce no ano de 1907, em Canudos, João Reginaldo de Matos, JOÃO DE RÉGIS

No dia 13 de junho de 1909 é inaugurada a Igreja de Santonio na cidade de Canudos recosntruída após a Guerra

Dia 14 – Nasce em Rosário, na Argentina, Ernesto Guevara de la Serna, Che Guevara

No período de 01 a 13 de junho transcorrem os fesejos de Santo Antonio em Canudos

O sertão em festas celebra São João no dia 24 e São Pedro no dia 29

Dia 24 – João Cândido, futuro lider da Revota da Chibata, nasce no ano de 1880, na cidade de Encruzilhada, no Rio Grande do Sul. O Almirante Ngro, como ficou conhecido, faleceu no Rio de Janeiro em 06 de dezembro de 1969.

Dia 30 – Foi criado através o Decreto Estadual  nº 33.333, de 1986, o Parque Estadual de Canudos – PEC

JULHO

Dia 2 – Celebração da Independência da Bahia, com destaque para a participação dos “Encourados de Pedrão”, grupo constituído de 40 vaqueiros daquela localidade, que sob o comando do Frei José Maria do Sacramento Bryner, combateram nas lutas pela libertação baiana.

Dia 14  Nasce no ano de 1915, na cidade de Aracaju, José Calasans Brandão da Silva, historiador, professor, escritor e folclorista, conceituado como um dos maiores nomes da historiografia brasileira.

Dia 20 – Morre na cidade de Juazeiro do Norte, no ano de 1934, o Padre Cícero ou Padim Ciço, ícone devocional do povo sertanejo.

Dia 26 – Fundado em 1897, o Comitê Patriótico da Bahia, com o intuito de socorrer as vítimas da Guerra de Canudos. Era seu Secretário Geral o jornalista e farmacêutico Amaro Lélis Piedade. que também atuou como correspondente de Guerra durante o conflito

Dia 28 – Nasce em santo Amaro em 1851, Manoel Querino. futuro intelectual e escritor negro, autor de respeitável obra etnográfica, onde se destaca o livro ~Costumes Africnos na Bahia~

AGOSTO

Dia 06 – Morre em Salvador, em 2001, o escritor Jorge Amado.

Dia 10 – Nasce em Ferradas, lugarejo situado na cidade de Itabuna, Estado da Bahia, o escritor Jorge Amado

DIA 12 – Surgem nos muros e portas da cidade do Salvador Manifesto conclamando o povo da Bahia a rebelar-se contra o jugo colonial. Era o sinal dos revolucinários de 1798, conspiradores da Revolução dos Alfaiates ou Revolta dos Búzios, que propunha algumas reformas radicais para a Bahia e o Brasil do século XVII.  Os conspiradores colocaram nos muros da cidade papéis manuscritos chamando a população à luta e proclamando idéias de liberdade, igualdade, fraternidade e República: “está para chegar o tempo feliz da nossa liberdade: o tempo em que seremos irmãos: o tempo em que todos seremos iguais”; …”Homens o tempo é xegado para vossa ressurreição, sim para que ressuscitareis do abismo da escravidão, para que levantareis a sagrada Bandeira da Liberdade”.

A REPRESSÃO:
PRISÕES, DEGREDO E ENFORCAMENTOS

Dia 15 – Morre assassinado no Rio de Janeiro, no ano de 1909, o autor do livro Os Sertões, o escritor Euclides da Cunha

Dia 24 – Suicida-se no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, o Presidente Getúlio Vargas

Dia 29 – Dia Nacional consagrado ao Vaqueiro

SETEMBRO

No dia 22, em 1897, morre em Canudos, Antonio Conselheiro

Dia 25 – Nasce na Bahia Cipriano José Barata de Almeida, Cipriano Barata, intelectual e militante político, médico e jornalista, com participação em vários moviemntos libertários no período colobial e no primeiro Império.Tomou parte na Revolta dos Búzios, em 1798 e na Revolução Pernambuca de de 1817. Cipriano Barata faleceu em Natal no ano de 1838.

OUTUBRO

Dia 05 – Ao entardecer, no ano de 1897, ap[os enfrentar 04 Expedições Militares, Canudos sucumbe ante o borbardeio intenso, sendo posteriormente incendiada. O saldo da luta são milhares de mortos, muitos insepultos, manchando para sempre com o sangue de sua gente o chão da Bello Monte Conselheirista.

Dia 08 – Morre na Bolívia, em 1967, Ernesto Che Guevara, assassinado por Tropas do Exército daquele país

Eclode em 1917 na Rússia a Revolução Socialista sob o comando do Partido Bolchevique

Após resistir a intensos bombardeios e seguidos ataques a cidade de Canudos é destruída e incendiada no entardecer do dia 05

NOVEMBRO

Dia 10 – Eclode na cidade do rio de Janeiro, movimento popular que toma as ruas cidade, contra medida governamental que tornava obrigatória a vacina contra a febre amarela, dirigida pelo médico sanitarista Oswaldo Cruz, medida que integrava um conunto de ações que objetivavam a reforma urbana da  capital do Brasil e que pôs abaixo dezenas de cortços que estavam situados na região central e histórica do município. Habitações ocupadas por pessoas de baiza renda, alinhadas  em pequenas Vilas, eram as moradias de operários, trabalhadores urbanos, enfim o proletariado carioca. Estava unstalada a Revolta da Vacina, que somente refluiriam com a revogação do decreto de obrigatoriedade, por decisão do Presidente Rodrigues Alves, no dia 16/11/1904.

O Presidente Getúlio Vargas faz pronunciamento público informando aos brasileiros a instauração do Estado Novo,  modelo político de inspiração fascista e que vai se caracterizar pelas perseguições aos adversários, pelas prisões arbitrárias e pela censura a liberdade de expressão  manifestação.

Dia 20 – Dia Nacional da Cosnciência Negra

Dia 22 – Irrompe no ano de 1910, na cidaade do Rio de Janeiro,  a então Capital da República, movimento sedicioso dos marinheiros, que visava a abolição dos castigos corporais na Marinha do Brasil, praticado por oficiais contra praças.  Tendo como principal liderança João Cândido, o Almirante Negro, a Revolta da Chiebata é um marco na história das lutas populares no Brasil.. Inicialmente anistiados, os revoltosos são posteriormente presos, torturados e desterrados, sob condições desumanas, o que custou a vida de muito deles.

Dia 21 – Ocorre o confronto entre a Tropa comandada pelo Tenente Manuel da Silva Pires Ferreira e os seguidores de Antonio Conselheiro, na cidade de Uauá, no ano de 1896.

DEZEMBRO

Entre dezembro de 1969 e meados da década de 1970 do século passado o Partido Comunista do Brasil – PC DO B organizou e comandou na região no Estado do Pará, a Guerrilha do Araguaia que reuniu militantes e moradores da região em combate contra as Forças do Exército do Brasil que para lá se deslocaram com o intuito de combater o movimento revolucionário. Após luta e resistência heróica em que poucos sobreviveram, o movimento foi desarticulado, dezenas de guerrilheiros foram mortos em combate e feitos prisioneiros, sendo que muitos deles mortos nestas circinstâncias. Em homenagem a meória de todos que estiveram no Araguaia e deram suas vidas pela liberdade e emancipação política e social do nosso povo apresentamos a imagem de Oswaldo Orlando Costa, o Oswaldão, heróico comantente morto no  Araguaia e um mapa da região onde ocorreu o fato histórico.

Dia 05 = Naace em Salvador, capital da Bahia, Carlos Marighella. Militante político, poeta e revolucionário, Marighella se opôs desde o primeiro momento ao Golpe Militar de 1964, sendo célebre a sua frase: “Não temos tempo para ter medo”. Ingressou no Partido Comunista ainda jovem, quando estuadava Engenharia na Escola Politécnica, colocou sua vida a dispoição da causa revolucinária. Foi Deputado Cosntituinte em 1946, compondo a Bancada Comunista, cujos mandatos foram posteriormente cassados por uma manobra da direita em apoio a vontade do Governo reacionário do Marechal Dutra. Carlos Marighella morreu assassinado no dia 04 de novembro de 1969, emboscado pelas forças da repressão, em São Paulo.

DIA 11 – Primeiro filho do casal Manoel e dona Maria de Mdeiros Rosa, nace no Rio de Janeiro, no ano de 1910, Noel de Medeiros Rosa, que mais tarde estudaria medicina, mas que aprendeu a fazer samba na vida boêmia dos cabarés cariocas, pois “samba não se aprende no colégio”como escreveu em uma das suas dezenas de canções. Poeta refinado, observador atento e apaixonado da cidade onde nasceu, Noel Rosa faleceu no Rio, prematuramente vitimado pela tuberculose, aos 27 anos, dia 04 de maio de 1937.

Dia 13 – Nasce na Fazenda Caiçara, povoado de Araripe, município de Exu, Estado de Pernambuco, Luis Gonzaga do Nascimento, o mestre Gonzagão

Em Destaque