POR admin, 30 nov 2009, 13H34

Extensão

Blog do Campus XIX – Coordenação: Professora Lúcia Tavares Leiro – lleiro@uneb.br – Resumo do Projeto: Considerando que a comunicação dentro de uma organização é imprescindível ao desenvolvimento de suas atividades com eficiência e eficácia e que a UNEB tem priorizado as ferramentas virtuais como forma de fortalecer a interação entre membros da comunidade acadêmica e geral, haja vista a alimentação e design do portal, cursos à distância é que propomos a construção do Blog do DCHT/Campus XIX para melhor divulgar e informar aos membros da comunidade local sobre as ações relacionadas ao nosso Departamento.

Educação em Direitos Humanos: Construindo Redes de Educação Cidadã – Coordenação: Professor José Cláudio Rocha - Resumo do Projeto: A proposta pretende dar continuidade as ações do Programa de Educação em Direitos Humanos do DCHT, Campus XIX, da UNEB em Camaçari que foram iniciadas com o apoio do PROEXT em 2007. O objetivo principal do projeto é qualificar professores que atuam no sistema educacional, operadores do direito, agentes públicos, estudantes e professores universitários, profissionais da mídia e a comunidade em geral nas diretrizes e princípios da EDH presentes, principalmente, no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) e no Plano Estadual de EDH, articulando assim uma rede EDH no Estado. Essas ações são desenvolvidas presencialmente através de cursos de extensão sobre Educação Jurídica Popular em Direitos Humanos, seminários, Fórum de Educação, pesquisas e publicação de uma série de livros sobre EDH. As ações são também realizadas na modalidade EAD, em ambiente moodle, com a realização de cursos e seminários virtuais, publicação de livros e artigos digitais. Essa ação é coordenada pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos, ética, Capital Social, Desenvolvimento e Cidadania do Campus XIX. Em 2008 foi vencedora da categoria formação e pesquisa do 1º Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, promovido pelo MEC, SEDH, OEI e Fundação SM.

Educação Jurídica Popular para Promoção e Defesa dos Direitos de Populações Vulneráveis – Coordenação: Professora Ana Maria Maciel Bittencourt Passos – apassos@uneb.br – Resumo de Projeto: Um dos princípios do Estado brasileiro é a afirmação dos direitos humanos e, para sua efetivação, as políticas públicas devem considerá-los na perspectiva da construção de uma sociedade baseada na promoção da igualdade de oportunidades e da equidade, no respeito à diversidade e na consolidação de uma cultura democrática e cidadã. Assim é compromisso do governo brasileiro promover uma educação de qualidade para todos, como direito humano essencial, bem como a ampliação da educação superior e a melhoria da qualidade nesse nível é tarefa prioritária, tendo como eixos estruturantes o conhecimento e a consolidação dos direitos humanos. A UNEB como colaboradora para a efetivação dos objetivos do PNEDH deve motivar o aprofundamento dos direitos humanos, o respeito à diversidade, dizer não a todo e qualquer preconceito e a toda e qualquer discriminação, já que o respeito a diversidade é o que nos faz sermos iguais. Mais do que dimensão articuladora, o tema direitos humanos, além de ser eixo norteador do currículo do curso tornando a Educação em Direitos Humanos um campo especifico, é, também, eixo norteador das atividades extracurriculares e de extensão de todo o Curso de Direito.

Grupos de Estudos Interdisciplinares sobre Direitos Humanos e Legislação Contemporânea – Coordenação: Professora Ana Maria Maciel Bittencourt Passos – apassos@uneb.br – Resumo do Projeto:  Com a evolução do ensino jurídico, o operador técnico, dogmático, não tem mais espaço no mercado de trabalho e para atender as demandas da sociedade contemporânea passou-se a exigir um novo paradigma de profissional do Direito aquele com capacidade de mediação de conflitos socioculturais na perspectiva de prevenção e precaução, com dialogo com as comunidades. O modelo de função do operador do direito, hodiernamente, é o de patrocínio dos direitos relativos à dignidade, à liberdade e à proteção dos direitos humanos. O exercício desse ministério é que justifica o privilegio constitucional de ser o advogado considerado “indispensável à administração da justiça” (CF 133). Sem sua presença e sua intervenção o processo não tem curso legitimo, nem sentença valida. Mais do que dimensão articuladora o tema direitos humanos além de ser eixo norteador do currículo do curso é também, eixo norteador das atividades extracurriculares e de extensão de todo o Curso de Direito. A UNEB como colaboradora para a efetivação dos objetivos do PNEDH deve motivar o aprofundamento dos direitos humanos. Os avanços científicos e tecnológicos trazem uma série e questionamentos de ordem jurídica, política, moral e ética, e inúmeras leis foram criadas para regulamentar as inovações advindas da nova conjuntura social.

Pesquisa Aberta – Coordenação: Professor Sérgio Henrique da Conceição – shconceicao@uneb.br – Resumo do Projeto: O projeto de pesquisa e iniciação científica requer dos seus atores centrais esforços além do processo de investigação e publicação dos resultados identificados nos periódicos e eventos científicos. Deve de outro modo, principalmente no âmbito do ensino da graduação serrelevante instrumento de multiplicação do conhecimento. No sentido de plenamente exercer a atividade de pesquisa desenvolvida no âmbito do DCHT – Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias da UNEB, Campus XIX, Camaçari, apresenta-se o presente projeto de extensão como atividade correlata do processo de pesquisa como forma de comunicar o conjunto do referencial teórico utilizado como subsídio aos trabalhos realizados, os resultados obtidos e em andamento das investigações propostas e oportunizar a inserção de novos atores no processo de pesquisa e iniciação científica e a construção de novas abordagens de investigação no âmbito da instituição. Neste contexto, pretende harmonizar o lúdico através da arte (cinema) e o formal (conhecimento científico) como mecanismo facilitador de inserção no processo de investigação científica. Pretende o presente projeto promover ao longo do semestre, em encontros mensais a exibição de filmes de curta e longa duração nas instalações do auditório do departamento que se constituam como apresentação preliminar dos temas que serão apresentados e debatidos junto a comunidade acadêmica.