POR Ascom/Maiana Alcântara, 30 mai 2012, 19H10

Meta da UNEB é ter todos os cursos reconhecidos até final deste ano

Victor Seabra
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


cursos-reconhecidos-2012

A UNEB deve terminar 2012 com todos os seus cursos de graduação, que já formaram a primeira turma, reconhecidos.

A constatação está em levantamento recente feito pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da universidade, que nos últimos dois anos tem feito grande esforço para acelerar o envio de processos de reconhecimento para a apreciação do Conselho Estadual de Educação (CEE).

ana-maria-maciel_3x2

Ana Maria: mais de 90% dos egressos aprovados no exame da Ordem com notas acima de nove

De janeiro de 2010 até hoje, já foram reconhecidos 44 cursos, entre bacharelados e licenciaturas. Só em 2012 já são 21 decretos de reconhecimentos ou de renovação publicados no Diário Oficial do Estado (DOE).

A iniciativa da atual gestão da Prograd segue as diretrizes da Reitoria da UNEB e atende à demanda do quadro discente da instituição, que tem comemorado as últimas conquistas.

“É extremamente gratificante ver meu curso reconhecido. Isso dá legitimidade à graduação e qualifica o profissional, que com o diploma em mãos terá maior facilidade para conseguir trabalho. Por estar em Camaçari é ainda mais relevante, já que a cidade tem poucos cursos na área”, festejou o estudante Cristiano Cruz, que está no último semestre do bacharelado em direito do Campus XIX (Camaçari) da UNEB, e já conseguiu aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O decreto que reconheceu o curso de direito, pelo período de cinco anos, foi publicado no DOE dos dias 19 e 20 deste mês.

Para a diretora do Departamento de Ciência Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XIX, Ana Maria Maciel, o reconhecimento vai beneficiar diversos egressos: “Já formamos duas turmas e uma terceira está para ser concluída. Esses profissionais merecem receber seu diploma, até porque mais de 90% já foram aprovados no exame da Ordem com notas acima de nove”.

bites-n

José Bites: "Já conseguimos mais da metade da quantidade de reconhecimentos emitidos em 2011"

21 cursos em tramitação no CEE

De acordo com o pró-reitor José Bites (Prograd), atualmente existem 21 projetos sendo apreciados pelo CEE, que estão aguardando visita da comissão do conselho para verificação in loco ou a emissão do parecer do órgão ou ainda a publicação do decreto de reconhecimento ou de renovação de reconhecimento.

“Ainda estamos em maio e já conseguimos mais da metade da quantidade de reconhecimentos emitidos em todo o ano passado. As nossas expectativas são muito positivas. Semana que vem vamos enviar outros quatro projetos para o CEE e até julho os últimos sete referente a cursos em primeiro reconhecimento”, disse Bites.


Reportagem de cobertura da TV UNEB

A expectativa da Prograd é que até o final do ano 103 graduações da UNEB já tenham obtido o primeiro reconhecimento. Atualmente mais de 94% desses cursos foram reconhecidos ou estão aguardando a publicação do decreto.

300valentim

Valentim: "Estudantes merecem esse esforço para que recebam diplomas no momento da formatura"

O pró-reitor lembrou ainda a importância do empenho dos colegiados no processo de reconhecimento dos cursos. “É necessário que os projetos tramitem com mais rapidez e, para isso, precisamos de ações mais efetivas dos coordenadores dos cursos”.

Para o reitor Lourisvaldo Valentim, o objetivo agora, tanto da administração central quanto dos departamentos e colegiados, é consolidar essa política de celeridade e comprometimento da comunidade acadêmica com o reconhecimento dos cursos.

“Agradecemos também a agilidade do CEE e da Prograd, que coordenou todo o processo. Estamos vencendo mais uma etapa importante na vida institucional. Nossos estudantes merecem esse esforço para que recebam seus diplomas no momento da formatura”, destacou Valentim.


cursos-em-reconhecimento-2012

Imagem (home): Reprodução, com arte de Maiana Alcântara (Ascom).
Fotos: Arquivo Ascom


  • No Related Post


Envie uma mensagem: