POR Ascom/Kleber Palafoz, 11 mai 2012, 10H09

UNEB promove mostra Remue-Ménage; curadores suíços visitam Reitoria

Henrique Soares
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

reuniao

Expositores pediram apoio da universidade para criação de projeto. Fotos: Cindi Rios/Ascom

Curadores da mostra Remue-Ménage, que será aberta à visitação pública entre os dias 19 de maio e 22 de julho, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), foram recebidos na manhã de hoje (11) pela vice-reitora da UNEB, Adriana Marmori, em encontro realizado na sala da Chefia de Gabinete da Reitoria, no Campus I, em Salvador.

artista

Jean Fleury, Esther Jungo e Adailton Santos vieram à universidade agradecer o apoio que receberam para realizar a exposição, que vai abordar o tema Feminismo contemporâneo e as relações entre os gêneros.

Jean, Esther e Adailton integram o grupo de 15 artistas da associação de criadores suíço-brasileira Charlatan, que junto com a UNEB e o MAM estão promovendo a mostra, que terá sua abertura oficial realizada na próxima sexta-feira (18), às 19h, no MAM.

Jean acredita que a mostra é uma oportunidade de ligar diferentes culturas por meio da arte e da pesquisa, tanto universitária como artística. “Fazemos isso de maneira transversal, integrando a arte e a vida cotidiana com a pesquisa científica”.

adailton

Esther se entusiasmou com o fato de a UNEB estar presente em 24 cidades e lembrou que os artistas da Charlatan estão abertos para discutirem a possibilidade de levar mostras como a Remue-Ménage para o interior do estado.

“Estou fascinada com a riqueza cultural deste país”, disse a suíça de Fribourg, admirada com a arquitetura urbana de Salvador. Com exceção de Jean, os demais artistas estrangeiros que compõem o grupo estão em sua primeira viagem à América do Sul.

Residência artística

Ao final do encontro, Esther pediu à vice-reitora o apoio da universidade para idealizar um projeto de residência artística. Segundo ela, o espaço funcionaria como moradia temporária para receber artistas brasileiros e suíços.

marmore

Adriana prometeu analisar a viabilidade do projeto. “A Assessoria para Cooperação Internacional (Asseci) pode ver os trâmites para esta parceria. Agora é colocar o projeto no papel, pois nosso reitor é um entusiasta das artes”.

Adailton, que além de ser um dos curadores da mostra integra a equipe da Asseci, pontuou que esse projeto fará o nome da UNEB ganhar divulgação na Europa. “Os artistas brasileiros poderiam ir para a Suíça divulgar seus trabalhos”.

A mostra Remue-Ménage contará com exibição de vídeos e fotografias, apresentação de músicas, performances artísticas, pinturas, discussões públicas e outras manifestações artísticas. O público poderá visitar o evento de terça a domingo, das 13h às 19h, e aos sábados, das 13h às 21h.


  • No Related Post


Envie uma mensagem: