POR malcantara, 19 abr 2011, 16H58

Equipe de robótica conquista vice-campeonato de futebol de robôs no Irã

Amine Leitão*
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação
 


A UNEB segue colecionando conquistas em competições internacionais de futebol de robôs. Dessa vez, a Bahia Robotic Team (BRT), equipe do
Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais (Acso) da universidade, foi vice-campeã na modalidade realidade mista da Robocup Iran Open 2011.
robocup200x300

Reprodução da marca

A competição foi realizada no Irã, no início deste mês, e reuniu equipes iranianas, alemãs e a BRT, única representante do Brasil na disputa.

“Esse certame é um dos mais importantes, depois da copa do mundo da categoria. A conquista não poderia ser mais incentivadora para nossa equipe”, avaliou Marco Simões, um dos orientadores da equipe e professor do bacharelado em Sistemas de Informação, curso ao qual o Acso é vinculado.

A delegação da UNEB que foi ao Irã contou com o professor Josemar Souza, coordenador do Acso, e com os graduandos do curso Fagner Pimentel e Juliana Fajardini. A equipe também tem entre seus orientadores o docente Diego Frias.

Como estudante, é muito importante esse intercâmbio com pesquisadores da área de tecnologia, sobretudo quando o trabalho do Acso é bem avaliado”, destacou Fagner.

A campanha da BRT teve três vitórias, sobre as equipes iranianas WRA e MRL e a alemã Wolves, e apenas uma derrota, para a RT-Lions, equipe alemã que garantiu o título.

O próximo desafio do Acso será o mundial de futebol de robôs, que será realizado entre os dias 4 e 10 de julho, em Istambul, na Turquia.

Compõem a coleção de conquistas internacionais do Acso o primeiro lugar na Robocup Japan Open 2010 e na Rococup Brazil Open 2007, a segunda colocação no Robocup Iran Open 2010, o terceiro lugar na Robocup Áustria 2009 e o quarto lugar no Robocup Cingapura 2010, além do bicampeonato na Latin American Robotics Competition (Larc).

*Colaborou Jessica Sandes, repórter do Núcleo de Jornalismo/Ascom

Foto (home): Divulgação


  • No Related Post


Envie uma mensagem: