POR malcantara, 14 fev 2012, 19H19

Estudantes de Alagoinhas vencem concurso em evento internacional de tecnologia

Danilo Oliveira
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


ufc_DI

Campus Party é o maior evento do mundo na área de inovação tecnológica. Foto: Reprodução

Os estudantes da UNEB Marcos Vinícius Cerqueira e João Gonzaga de Santana venceram concurso do Campus Party considerado o maior acontecimento de tecnologia e internet do mundo −, realizado entre os dias 6 e 12 deste mês, em São Paulo.

Marcos e João, que cursam o sexto semestre do curso de análise de sistemas do Campus II da universidade, em Alagoinhas, desenvolveram o software para celulares e aparelhos portáteis Mais UFC, que traz informações sobre o Ultimate Fight Championship, uma espécie de copa do mundo de artes marciais mistas, que tem suas edições transmitidas pela TV para 150 países, atingindo aproximadamente um bilhão de domicílios.

O software ficou em primeiro lugar no Desafio Hackaton, promovido pelas empresas de telefonia Vivo e Telefônica, que objetivaram incentivar a produção de aplicativos móveis.

“Foi a primeira vez que participamos de um desafio como esse, e é muito gratificante receber esta aceitação dos dirigentes das empresas patrocinadoras e do público”, destacou Marcos, ressaltando que o programa concorreu com outros 60 projetos na categoria esportes.

ufc_infoOs discentes foram premiados com R$ 1,5 mil, um Iphone 4S e duas passagens, com tudo pago, para um jogo da seleção brasileira em terreno nacional.

Mais UFC lista melhores lutadores e detalha esporte

O Mais UFC lista os melhores lutadores, explica detalhes das artes marciais mistas, além de contar a história do esporte e do evento.

“Curtimos o MMA (Mixed Martial Arts) a bastante tempo, soubemos do desafio na terça-feira, dia 7, e na sexta-feira (10) finalizamos o projeto. Foi importante participar dessa correria e vivenciar o evento”, frisou João, ressaltando que as empresas patrocinadoras já mostraram interesse em patentear o aplicativo.

Os programas submetidos foram avaliados por especialistas em tecnologia e empreendedorismo e pelos participantes do evento, que puderam conferir os concorrentes do desafio ao longo da realização.

Diretora do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET), do Campus II, Vera Lúcia parabenizou a iniciativa dos discentes e destacou a importância de estimular a pesquisas entre os graduandos.

O coordenador do colegiado do curso de análises de sistemas, Fabrício Faro, endossou as palavras da gestora e acrescentou: “Essa conquista é também essencial para mostrar à sociedade que o interior do estado produz e possui pesquisadores gabaritados para participar de eventos desse porte e sair vitoriosos”.

Criada em 1997, na Espanha, a Campus Party é o maior acontecimento tecnológico do mundo nas áreas de inovação, ciência, cultura e entretenimento digital, reunindo milhares de pessoas para debater as novidades e os principais assuntos desse mercado.

Foto (home): Reprodução, com João Gonzaga de Santana e Marcos Vinícius Cerqueira (ao centro)




Envie uma mensagem: