POR Tarcisio Queiroz, 09 mai 2011, 14H06

Empresas Juniores

Uma empresa júnior é uma associação civil sem fins lucrativos e com fins educacionais formada exclusivamente por alunos do ensino superior ou técnico. As empresas juniores são criadas por alunos de graduação ou técnica de uma instituição de ensino superior ou técnica e deve ser sempre ligada a um ou mais cursos de graduação ou a cursos Técnicos. A gestão de uma EJ, sigla para Empresa Júnior, é feita pelos próprios alunos. A empresa júnior não constitui em si uma pessoa jurídica específica. No Brasil as empresas juniores de forma associada tem buscado um entendimento de que a EJ estaria mais próxima de ser uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.

O objetivo primeiro das empresas juniores é promover a melhor experiência de mercado aos alunos graduandos na instituição à qual ela é vinculada. Por esse objetivo entende-se fomentar o crescimento pessoal e profissional do aluno membro, por meio do oferecimento de serviços de qualidade e a baixo custo ao mercado. Dessa forma, além de atingir seu próprio objetivo, as EJs contribuem para o desenvolvimento do empreendedorismo em sua região. Em alta escala, o Movimento das Empresas Juniores (MEJ) contribui com uma importante parcela no desenvolvimento empresarial e econômico do país.

Ex-alunos que passaram por empresas juniores contam com diferencial de conhecer o mercado, ter experiência de trabalho, conhecer a prática empreendedora e desenvolvimento de suas habilidades empresariais.

No Departamento de Ciências Exatas e da Terra do Campus II da UNEB existem duas empresas juniores, uma vinculada ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, e a outra vinculada ao curso de Bacharelado em Análise de Sistemas. Segue abaixo um breve histórico delas:

Verde

VERDE – Empresa Júnior de Ciências Biológicas

A VERDE – Empresa Júnior de Ciências Biológicas foi criada em setembro de 2007 no Campus II, UNEB – Alagoinhas, pelos discentes que formaram o primeiro conselho administrativo: Presidente – Edilma Nunes de Jesus, Diretora de Finanças e Jurídico-Administrativo – Lúzia Milena dos Santos, Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento – Ana Paula Araújo Cruz, Diretor de Marketing e Recursos Humanos – Rafael dos Santos Miguel e Diretora de Relações Públicas – Tassiara Sales dos Santos, que tem por objetivo proporcionar a seus participantes condições para aplicar na prática conhecimentos adquiridos na academia, tornando-os profissionais capacitados e aptos à atuação ampla que cabe a um Biólogo-Professor no mercado de trabalho.

Os membros fundadores enfrentaram dificuldades no desenvolvimento do empreendedorismo, noções de administração e prática gerencial nos discentes de Biologia. Por isso, apesar da Verde ter sido fundada em 2007, só foi legalizada em outubro de 2010, possibilitando o desenvolvimento de suas atividades, justificando assim a sua falta nesse período. Atualmente, o conselho administrativo da empresa está formado pelos discentes: Presidente – Vivian Oliveira Amorim, Diretora de Finanças – Érica Araújo de Jesus, Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento – Roberta Cristina Reis Correia Batista, Diretora de Recursos Humanos – Liliane de Santana Luciano Arcanjo, Diretora de Marketing e Comércio – Cintia Porto dos Santos e a Diretora de Relações Públicas – Thiara Carneiro Santana. Um conselho fiscal composto por: Andressa de Almeida Reis e Lucila Oliveira Santos. A empresa conta também com a colaboração e apoio técnico dos docentes do Departamento: Prof.ª Dr.ª Gracineide Selma Santos de Almeida, Prof.ª Dr.ª Luciene Cristina Lima e Lima e Prof.º Msc. Luis Enrique Figueroa.

Missão: Capacitar acadêmicos na realização de atividades que integrem desenvolvimento e sustentabilidade, de forma útil a sociedade.

Visão: Consolidar a VERDE, tornando-a referência no mercado, pela qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

Valores: Empreendedorismo, ética, responsabilidade, espírito de equipe e desenvolvimento profissional.

Atividades:

  • Educação Ambiental: palestras, mini-cursos, oficinas, projetos de extensão em escolas públicas, programas de educação ambiental em empresas públicas e privadas;
  • Intermediação de estágios para estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas;
  • Promoção de Eventos: nas associações, ONGs, comunidades quilombolas, palestras, oficinas, conferências, congressos e exposições;
  • Cursos que visam contribuir para qualificação dos discentes.

  Tecno System

TECNO SYSTEM – Informática e Tecnologia em Sistemas

http://www.tecnosystem.uneb.br/

A Tecno System é a Empresa Júnior do curso de Análise de Sistemas da Universidade do Estado da Bahia – Campus II. A proposta para sua criação foi introduzida pela primeira turma do curso de análise de sistemas com os alunos Arnaldo e Wellington por volta de Dezembro de 1997. O projeto da EJ ficou fora de foco por um bom tempo. Um dia um grupo de alunos começou a discutir novamente a idéia e as vantagens de implantação de uma empresa júnior para o curso e para o Campus II. 

Os alunos Weisner, Olívia e Edleuza em longas e inúmeras reuniões agruparam os itens necessários para a fundação da empresa júnior perante a Lei e o Cartório; formataram o estatuto, movimentaram dois concursos que escolheram o Nome e Logotipo da empresa e apresentaram em Assembléia Geral para Fundação e Posse da Diretoria no dia 10 de Maio de 2001 aos alunos do curso de Análise de Sistemas. Todos os presentes aprovaram a idéia e assinaram na Ata de Fundação e Posse da Diretoria. São fundadores da Empresa Júnior: Weisner Oliveira Souza, Olívia Matos Oliveira e Edleuza da Rocha Teixeira que assumiram o Conselho Administrativo os dois primeiros e a Presidência, Edleuza.

Completando 10 anos no mercado de Alagoinhas e região, a Tecno System encontra-se na sua 9ª gestão, formada pelos discentes: André Vinicius Bispo de Jesus como Diretor Presidente, Magno Luã de Jesus Souza como Diretor de Marketing, Vinicius da Silva Lourenço como Diretor de Finanças, Bruno Lima Pereira como Diretor de Projetos e Daiane Pires como Diretora de Recursos Humanos além de ser composta por 34 membros, entre efetivos e trainees, distribuídos em todos os semestres do curso, com exceção dos alunos do 1° semestre.

Missão: Promover serviços de qualidade em informática buscando a satisfação dos clientes e a capacitação dos membros, disseminando com ética a filosofia do Movimento Empresa Júnior.

Valores:

  • Ética;
  • Qualidade;
  • Satisfação dos Clientes;
  • Parcerias;
  • Qualificação Contínua dos Membros;
  • Trabalho em Equipe;
  • Inovação;
  • Responsabilidade Socioambiental.

Atividades:

  • Soluções em Desktop: Desenvolvimento de sistemas na plataforma Java;
  • Desenvolvimento Web: Criação de sites, hotsites e sistemas web através das linguagens PHP, JavaScript, CSS e XML;
  • Manutenção de Microcomputadores: Serviço de instalação e suporte realizados na própria empresa ou na empresa-cliente;
  • Design Gráfico: Criação de folders, cartazes, cartões de visita e banners. Criamos também logotipo para sua empresa;
  • Estruturação de redes: Mapeamento e implantação de redes.