POR Tarcisio Queiroz, 17 jun 2011, 18H12

Melhor Dissertação do Brasil em Qualidade de Software é de ex-aluno do Campus II

Ivan recebendo o prêmio do Prof. Dr. Marcello Thiry da Univali

Ivan recebendo o prêmio do Prof. Dr. Marcello Thiry da Univali

O ex-aluno do curso de Análise de Sistemas do Departamento de Ciências Exatas e da Terra Campus II – Alagoinhas, Ivan do Carmo Machado, formado em 2007, ganhou o prêmio de melhor dissertação do Brasil em qualidade de software. Ivan Machado obteve esta marca bastante significante no Concurso de Teses e Dissertações em Qualidade de Software (CTDQS 2011), voltados para doutores e mestres na área de Qualidade de Software que defenderam suas teses ou dissertações, no Brasil, no período de 1º de janeiro de 2010 a 31 de dezembro de 2010.

O CTDQS 2011 fez parte da programação do X Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, sediado este ano em Curitiba/PR. Este Simpósio é um evento anual da Comissão Especial de Engenharia de Software da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e do Comitê do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software (PBQP-SW). O evento tem como objetivo reunir pesquisadores, profissionais, empresários, professores e estudantes de diversas áreas, interessados em questões relativas à qualidade de software.

O título da dissertação vencedora do prêmio é “RiPLE-TE: A Software Product Lines Testing Process”, e objetiva a construção de um Processo de Testes para Linhas de Produtos de Software. A pesquisa foi desenvolvida no contexto do grupo de pesquisa RiSE – Reuse in Software Engineering, vinculado ao Centro de Informática da UFPE e ao Laboratório de Engenharia de Software da UFBA, que desenvolve pesquisas na área de Reutilização de Software. O processo definido neste trabalho de mestrado apresenta-se como uma contribuição significante no tocante a garantia da qualidade dos produtos de software a serem desenvolvidos, à luz do desenvolvimento de software orientado a linhas de produtos de software (LPS), que busca reduzir custo, tempo e esforço, bem como aumentar a qualidade na produção de sistemas de software. LPS perpassa o âmbito científico, visto que seus beneficios já são vivenciados por diversos domínios práticos, a exemplo de sistemas embarcados em celulares, em que as grandes corporações conseguem divulgar novos aparelhos, com novas funcionalidades, em um espaço de tempo muito mais curto que há alguns anos, em que os conceitos de LPS ainda não estavam sendo praticados por tais companhias. O mesmo é válido para uma série de outros domínios de aplicação de conhecimento.

A pesquisa de Ivan Machado teve a orientação dos professores Silvio Meira e Eduardo Almeida, e contou como a participação de Pesquisadores estrangeiros, a exemplo de John D. McGregor, da Universidade de Clemson, nos Estados Unidos, um dos mais gabaritados pesquisadores do mundo nesta área de pesquisa.

Links de informações sobre o evento:


  • No Related Post


Envie uma mensagem:

One Response to “Melhor Dissertação do Brasil em Qualidade de Software é de ex-aluno do Campus II”1

  1. Edna Telma Gomes Neta, junho 20th, 2011 at 16:03

    Ivan, parabéns por mais uma conquista! Parabéns por este prêmio,o qual fez eu, sua família e a minha ficarmos orgulhosos da sua capacidade, do seu esforço e dedicação! Parabéns mais uma vez… Tenho certeza que mais prêmios e conquistas virão por aí!
    Um grande abraço!
    Edna Telma e família!