POR Ascom/Wania Dias, 07 ago 2015, 15H54

Agenda UNEB – Cursos

Cursos de extensão gratuitos para funcionários tematizam arte, política e economia

x

A UNEB, por meio do Núcleo de Pesquisa (Nupe) do Departamento de Ciências Humanas Campus I, em Salvador, vai realizar uma série de cursos de extensão, exclusivamente, para funcionários da universidade.

O projeto, coordenado pelo professor Raimundo Dalvo Costa, não visa apenas capacitar, mas possibilitar uma comunicação interativa, cultural, entre os participantes buscando focar diversos temas que envolvem, cinema, arte, literatura, política, economia, entre outros.

O primeiro curso será No cinema: Mulheres revolucionárias. A atividade será ofertada em agosto e as inscrições poderão ser realizadas a partir de julho, no Nupe, mediante apresentação de documentos que comprovem a vinculação com a universidade.

O curso, que ofertará 60 vagas, tem carga horária de 60 horas e os participantes receberão certificado.


Centro de Memória realiza curso sobre História da Educação Baiana no Campus de Caetité

x

A Fundação Pedro Calmon, através do Centro de Memória da Bahia (CMB), realizará o curso Conversando com a sua História (CSH), no dia 31 de março, às 19h, no Campus VI da UNEB, em Caetité.

Com o tema Panorama da história da educação na Bahia: os ingênuos no século XIX, a iniciativa, visa discutir sobre a história da educação na Bahia, destacando o uso da mão de obra de menores na Bahia, no período de 1850 e 1920, enfatizando os ingênuos, migrantes, filhos de imigrantes e imigrantes.

A atividade, que será ministrada pela professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) Ione Celeste de Souza é gratuita e aberta ao público externo. Não é necessário realizar inscrição prévia, e os participantes terão direito ao certificado.

Ministério da Saúde oferece Curso de Atualização no
combate vetorial ao Aedes Aegypti

x

O número de casos de crianças com microcefalia aumentou significativamente no Brasil numa associação com a infecção com o Zika vírus, tornando-se uma emergência de Saúde pública. Diante de tal quadro, o Ministério da Saúde, em parceria com o Núcleo de Telessáude do Rio Grande do Sul, está ofertando o Curso de Atualização no Combate Vetorial ao Aedes Aegypti.

A iniciativa, que integra uma série de atividades que vêm sendo empenhadas pelo ministério, tem como objetivo qualificar as ações de combate ao mosquito, realizadas pelos profissionais de saúde e militares, além de possibilitar que a população conheça melhor essas iniciativas.

Os interessados devem acessar a Plataforma AVASUS ou a Plataforma Telessaude Rio Grande do Sul, fazer um breve cadastro (ver tutorial) e iniciar as atividades.

O curso está estruturado em cinco unidades, com carga horária total de 22 horas.

Enap inscreve para curso de especialização em gestão pública até 19/02

x

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) está com inscrições abertas para a 11º edição o curso de especialização em Gestão Pública até o dia 19 de fevereiro.

O objetivo é capacitar servidores públicos para atuarem como agentes da melhoria da gestão pública, desenvolvendo competências para liderar, articular, gerir e pensar a ação governamental de forma estratégica e inovadora.

O curso é voltado para servidores públicos federais ocupantes de cargo efetivo e a empregados públicos federais concursados. Os interessados devem realizar inscrição no site do evento.

Nesta edição, a Enap oferece aos interessados a opção entre duas áreas de concentração: Gestão Organizacional e Inovação e Gestão Estratégica de Pessoas. Serão ofertadas 80 vagas para servidores públicos federais, sendo 40 vagas para cada área de concentração.

A carga horária total é de 480 horas, distribuídas em até 20 meses. As aulas serão presenciais, em horário compatível com a atividade profissional do aluno, três vezes por semana, sendo dois dias em período noturno e um dia em período matutino.

O processo seletivo é composto de três fases: prova objetiva e redação, prevista para 28 de fevereiro; análise curricular; entrevista e análise de memorial.

O resultado final deverá ser divulgado no dia 6 de maio, com o início das aulas no dia 23 do mesmo mês.

Informações: cge@enap.gov.br.

Curso Geral de Propriedade Intelectual a Distância inscreve até 13 de fevereiro

x

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), em parceria com a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), está com inscrições abertas para a primeira edição de 2016 do Curso Geral de Propriedade Intelectual a Distância – DL 101P BR.

O curso é online, gratuito, possui carga horária de 75 horas e apresenta uma visão geral sobre diversos temas relativos à propriedade intelectual, com enfoque na legislação brasileira, como: Direitos Autorais, Patentes, Marcas, Indicações Geográficas, Desenhos Industriais, Proteção de Novas Variedades Vegetais/Cultivares, Concorrência Desleal, Informação Tecnológica, Contratos de Tecnologia e Tratados Internacionais.

Os interessados devem realizar inscrição até o dia 13 de fevereiro (ou enquanto houver vagas disponíveis) diretamente no site de ensino à distância da OMPI.

Para se inscrever em qualquer curso a distância da OMPI é necessário antes se cadastrar no site do Centro de Usuário da OMPI.

Informações: ead@inpi.gov.br.

Universidade Federal do Espírito Santo vai abrir inscrição
para mestrado e doutorado em Administração

x

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) está com inscrições abertas os cursos de mestrado (35 vagas) e doutorado (14 vagas) do Programa de Pós-Graduação em Administração.

As inscrições devem ser realizadas entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro, no site do www.ppgadm.ufes.br.

O candidato pode optar por três linhas de pesquisa: Estratégia, inovação e desempenho organizacional; Práticas Organizacionais e Culturais; Organizações e Trabalho.

O processo seletivo consiste em Teste da ANPAD, Avaliação de Anteprojeto, Entrevista e Apresentação do Anteprojeto. Para o Doutorado, além dessas etapas, há a Prova de Títulos.

Informações: ppgadm@gmail.com.