POR Ascom/Wania Dias, 20 fev 2017, 09H38

Cepaia exibe filme e promove debate sobre produção cinematográfica negra

George Andrade
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

A UNEB, por meio do Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos (Cepaia), vai exibir o filme Deusa Negra, de Ola Balogun no dia 10 de março, às 14h30, na sede do centro, no Pelourinho, em Salvador.

O longa conta a história de um africano, Babatunde, que busca no Brasil seus parentes e revive, pelos caminhos mágicos do candomblé, o percurso de seu ancestral escravo, Oluyole.

A iniciativa, que integra o projeto CineCEPAIA, será seguida por um debate sobre a produção cinematográfica negra, buscando traduções possíveis sobre as representações do(a) negro(a) e suas correlações com as problemáticas e trajetórias históricas das populações negras nos seus contextos territoriais. A sessão é aberta ao público e não é necessária a inscrição prévia.

A programação do evento ainda reserva uma homenagem a atriz Neusa Borges por sua importante contribuição para o cinema brasileiro enquanto mulher negra. A atriz Tânia Toko também estará presente no evento, com a fala inicial do debate.

O CineCEPAIA, é uma ação do Programa Cepaia Cultural: (Re)Encenando Performances e Discursos Negros, e tem como objetivo apresentar uma discussão sobre questões relacionadas às produções cinematográficas profissionais e vídeos amadores que se constituem discursivamente e imageticamente pelo reconhecimento e a valorização das populações negras em oposição às imagens etnocêntricas/eurocêntricas formuladas sobre a África e a Diáspora em qualquer espaço mundial.

O evento tem o apoio da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (Proaf).

Informações: Cepaia – tel. (71) 3241-0840.

Imagem (home): Detalhe da capa do filme


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: