POR Ascom/Wania Dias, 19 jan 2017, 11H50

UNEB e UFRB debatem parceria para atuação no território Baixo Sul da Bahia

Núcleo de Jornalismo*
Assessoria de Comunicação

x

Os reitores José Bites (dir.) e Silvio Soglia discutiram possibilidades de parcerias entre as duas instituições na região de Valença

O reitor da UNEB, José Bites de Carvalho, se reuniu, no último dia 17 de janeiro, com o reitor da UFRB, Silvio Soglia, e o subsecretário da Educação da Bahia, Nildon Pitombo, para discutir possibilidades de parceria para atuação das duas universidades na região de Valença através de ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, além da articulação interinstitucional entre o estado, as universidades e as escolas públicas.

O reitor da UNEB destacou a importância da parceria entre as duas instituições para a população da região. “Toda parceria que visa o desenvolvimento de um território é de interesse da nossa universidade. A UFRB e a UNEB já possuem algumas experiências pontuais de trabalhos conjuntos que deram certo. Essa nova proposição destaca a atuação das instituições junto aos municípios, priorizando o atendimento a comunidades específicas como as quilombolas, que tem grande predominância nessa região”, destacou José Bites.

Para Silvio Soglia é primordial articular o diálogo com os centros de ensino. “A UFRB tem uma relação histórica com Valença. Retomar ações no município seria uma forma de resgatar um compromisso da instituição com a cidade, uma vez que ela está incluída na proposta original da instituição”, disse o reitor da UFRB.

Articulação para a educação básica – O subsecretário de Educação do Governo da Bahia, Nildon Pitombo, também participou da reunião para debater o novo arranjo de articulação interinstitucional entre Estado, Universidade e Escola Pública, a partir da apresentação da proposta de criação dos Complexos Integrados de Educação (CIEs), instituída pelo Decreto nº 16.718 de 11 de maio de 2016.

Os complexos reúnem ensino superior, formação docente e cogestão de escolas de ensino. O novo modelo de gestão das escolas públicas já está em funcionamento com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), onde recebeu o nome de colégio universitário, e a meta para 2019 é que 30 CIEs sejam implantados.

“A possibilidade de aproximação entre a educação superior e a educação básica trazem uma nova perspectiva sobre a formação e o processo de ensino aprendizagem, além de repensar questões importantes para o percurso formativo como o campo de estágio das licenciaturas e as práticas pedagógicas”, pontuou o subsecretário.

Participaram também da reunião o presidente do Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEE-BA) e assessor especial da Reitoria da UNEB, Marcius Gomes, a diretora do Departamento de Educação (DEDC), do Campus XV da UNEB, em Valença, professora Rosa Lorenzo, além da a vice-reitora da UFRB, Georgina Gonçalves, e membros da equipe de gestão da universidade.

Um novo encontro será realizado no mês de março para formalização das propostas.

A UNEB atua na região de Valença desde o ano de 1997 e oferece dois cursos de graduação presenciais regulares, Direito e Pedagogia, além de cursos de licenciatura ofertados por meio do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR), Pedagogia, Letras e História.

Confira mais fotos desse evento em nosso Flickr.

*Informações e fotos Ícaro Rebouças, com dados da Ascom UFRB.


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: