POR Ascom/Toni Vasconcelos, 14 dez 2016, 15H24

Professor da UNEB lança livro sobre literatura do Caribe e teorias pós-coloniais

Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

O professor Décio Torres Cruz, do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus I da UNEB, em Salvador, lança seu novo livro Literatura (pós-colonial) caribenha de língua inglesa nesta quinta-feira (15), a partir das 17h, no Palacete das Artes (Museu Rodin Bahia), no bairro da Graça, na capital.

book

Obra vem preencher lacuna sobre tema

Segundo o autor, a obra convida os leitores a conhecer o rico universo da literatura caribenha anglófona e das teorias sobre o pós-colonialismo. “Embora bastante conhecida em língua inglesa, muito pouco foi escrito sobre este assunto em português. O livro vem preencher essa lacuna, contribuindo para os estudos literários em língua vernácula, destinando-se a todos aqueles que se interessam por literatura em geral e, mais especificamente, aos alunos e professores de Letras e de língua inglesa”, avalia.

Dividido em dez capítulos, o livro estabelece um breve histórico da literatura caribenha e das teorias pós-coloniais, elenca dados biográficos e obras de alguns dos escritores mais importantes das ilhas caribenhas anglófonas e aborda o ensino da língua e literatura inglesas como fator de negação e apagamento da cultura dos povos colonizados. A publicação traz o selo da editora da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Décio Cruz fez pós-doutorado na Leeds Metropolitan University, na Inglaterra, tem doutorado em Literatura Comparada pela State University of New York em Buffalo, Estados Unidos, mestrado em Teoria da Literatura e é bacharel em Letras pela Ufba.

Atualmente, Décio é professor titular na UNEB e no Departamento de Letras Germânicas na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da Ufba.

Imagens: Divulgação


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: