POR Ascom/Wania Dias, 24 nov 2016, 10H09

Evento reúne acadêmicos para discutir educação e desenvolvimento regional

Elvis Cássio
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

x

A Conferência Universidade: Política, Gestão e Desenvolvimento Regional foi um dos destaques da programação

Para discutir o tema Gestão Educacional, Desenvolvimento Regional e Redes Sociais, pesquisadores da área de Educação de várias instituições de ensino superior brasileiras se reuniram no V Seminário Educação, Universidade e Região (EdUReg), que aconteceu nos dias 21 e 22 de novembro.

O evento foi realizado pela UNEB, por meio do Grupo de Pesquisa Educação, Universidade e Região (EdUReg), vinculado aos programas de pós-graduação em Gestão de Tecnologias Aplicadas à Educação (Gestec) e em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc).

A iniciativa, que reservou atividades no Campus I da UNEB, em Salvador, e no campus da Ufba, no Vale do Canela, visou oportunizar um espaço de articulação entre educação básica e superior para o desenvolvimento regional, e difundir pesquisas e produtos metodológicos sobre a temática.

Entre os destaques da programação figurou a conferência Universidade: Política, Gestão e Desenvolvimento Regional, que foi ministrada pelos professores Penildon Filho (Ufba), Breno Pádua (UNEB) e Carlos Eduardo Cardoso (Uefs).

“O investimento direcionado às universidades públicas cresceu consideravelmente nos últimos 15 anos. Entretanto, se não for possível atingir a meta do Plano Nacional de Educação (PNE), o setor privado tende a crescer e a proporção de vagas na educação superior pública será reduzida”, avaliou Penildon Filho.

x

Pesquisadores de várias instituições de ensino superior do Brasil participaram do evento. Foto: Divulgação

O evento contou ainda com as conferências Universidade e Pós-Graduação em Educação: Projetos em Jogo, proferida pelos professores José Gondra (Uerj), Dante Moura (IFRN) e Nádia Fialho (UNEB), e Missão e desafios dos mestrados profissionais no cenário da Pós-Graduação no Brasil, que contou com a participação de Flávia Werle (Unisinos) e Tânia Hetkowski (UNEB).

“Os debates propostos no EduReg visam demonstrar o papel das universidades e da gestão pública para o desenvolvimento regional e, principalmente, buscar o compromisso e a responsabilidade social e política, disseminando novas pesquisas para desenvolver de forma avançada para o papel da instituição”, destacou a vice coordenadora do Gestec, Lídia Boaventura.

A programação do seminário reservou ainda comunicações orais, oficinas, minicursos, mesas temáticas, e apresentações culturais.

O evento ainda contou com a presença de membros do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPEd (Forpred) Nordeste.

Confira mais fotos desse evento em nosso Flickr.

Fotos: Cindi Rios/Ascom


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: