POR Ascom/Wania Dias, 21 nov 2016, 09H42

CNPq prorroga inscrição para edital de apoio a projetos de Pesquisa e Inovação

cnpq3_Di

A Pró-Retoria de Planejamento (Proplan) da UNEB informa que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico prorrogou, até o dia 23 de janeiro de 2017, o prazo de inscrição para a chamada de apoio a projetos de Pesquisa e Inovação em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (CHSSA) – Edital CNPq 22/2016 (ver notícia no site do CNPq).

Essa chamada objetiva promover atividades de pesquisa multi e interdisciplinares, articuladas entre grupos de pesquisa nacionais e estrangeiros, de alto impacto científico, que forneçam contribuições efetivas para solução de problemas nacionais, em dois temas:

  1. Educação básica: ensino e formação docente
  2. Cidadania, violência e direitos humanos

“Considerando a capilaridade territorial alcançada pela multicampia da UNEB, o número de projetos de pesquisa cadastrados no Sistema Integrado de Planejamento (SIP), em que 35% estão em Ciências Humanas e 10% em Ciências Sociais Aplicadas, acreditamos que a chamada CNPq é uma excelente oportunidade para a submissão de projetos da Universidade”, afirma a pró-reitora de planejamento da Universidade, Marta Miranda.

As propostas deverão ser elaboradas e executadas por equipe multidisciplinar de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, e as submissões devem ser realizadas até o dia 23 de janeiro de 2017

Tendo em vista que a Chamada apenas contemplará propostas com a concepção de rede entre pesquisadores e instituições, com ênfase nos aspectos da interdisciplinaridade e da projeção territorial (nacional e internacional), a pró-reitora Marta Miranda destaca a diversidade de opções e alternativas oferecidas pelo SIP, dentre as quais a identificação de projetos de pesquisa cadastrados por Grande Área de Conhecimento (veja gráfico) e palavras-chave.

“A UNEB tem em sua multicampia e em seu Sistema Integrado de Planejamento duas grandes vantagens no que se refere à constituição de redes de pesquisa e ao desenvolvimento de ações e projetos multidisciplinares e interterritoriais, aspectos que potencializam a produção de soluções inovadoras”, enfatiza a pró-reitora.

Os recursos financeiros alocados pelo CNPq para este edital são da ordem de R$ 4 milhões. Cada projeto de pesquisa submetido a este edital poderá solicitar recursos financeiros até um teto máximo de R$ 1 milhão.

Informações sobre encaminhamento das propostas e os documentos exigidos para essa e outras chamadas podem ser encontrados no site da Proplan.

Imagem: Reprodução, com arte de Danilo Oliveira/Ascom


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: