POR Ascom/Wania Dias, 10 nov 2016, 11H21

Acadêmicos e profissionais de Urbanismo discutem 15 anos do Estatuto da Cidade

Danilo Cordeiro
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

x

A Semur reúne estudantes, professores e profissionais de Urbanismo, Arquitetura para discutir os 15 anos do Estatuto da Cidade.

Pautar os avanços e desafios vivenciados após a implementação do Estatuto da Cidade. Esse foi objetivo da X Semana de Urbanismo (Semur), que está acontecendo no Campus I da UNEB, em Salvador.

h

Ermínia Maricato (USP): "A regulamentação do Estatuto da Cidade foi fruto da luta dos movimentos sociais"

O evento, que teve início na segunda-feira (7) e segue com programação até hoje (10), reúne estudantes, professores e profissionais de Urbanismo, Arquitetura e áreas afins para discutir o tema 15 anos do Estatuto da Cidade.

Entre os destaques da programação figurou a conferência de abertura que foi ministrada pela arquiteta, urbanista e professora Ermínia Maricato (USP).

De acordo com a conferencista, o país vive uma grave crise urbana, resultado do abandono de um projeto que levaria igualdade aos seus habitantes.

“A regulamentação do Estatuto da Cidade foi fruto da luta dos movimentos sociais, mas que acabou não sendo colocado em prática. Nossas cidades crescem seguindo os interesses do mercado imobiliário, o que impossibilita a função da lei de promover justiça social e menos especulação”, analisou Ermínia.

A semana de urbanismo ainda reservou a sessão especial com a participação da arquiteta Gabriela Restaino, que discorreu sobre o tema Emergência Urbanas e Paisagens, experiências internacionais: O Plano Regulador Italiano e o Estatuto da Cidade.

Trocas de experiências

A iniciativa, realizada pelos estudantes do Curso de Urbanismo da instituição, oportunizou um ambiente de trocas de conhecimentos e experiências entre os participantes.

x

Vinicius Rafael: "A Semana de Urbanismo já é uma atividade de extensão consolidada"

“A Semana de Urbanismo já é uma atividade de extensão consolidada, que contribui para o nosso currículo e aprimoramento para além do rigor acadêmico”, ressaltou o estudante do quinto semestre de Urbanismo, Vinicius Rafael, membro da comissão organizadora da iniciativa.

A coordenadora do evento, professora Rita Vieira, destacou a importância dos estudantes estarem à frente na organização da atividade. “Nossa intenção é que os alunos estejam envolvidos no evento em todo o seu processo de construção. Assim, o envolvimento do aluno se dá não só nas discussões e trocas, mas também na concepção e realização da iniciativa”, frisou a coordenadora do colegiado do curso.

Participaram da abertura do evento o reitor da UNEB, José Bites de Carvalho, o diretor do Departamento de Ciências Exatas da Terra (DCET) do Campus I, Daniel Goes, e a representante da comissão organizadora do evento, Apoena Ferreira.

“O urbanismo é uma importante área do conhecimento em que destaca soluções próprias para o problema da urbanização das cidades. Ressalto o pioneirismo da UNEB em assumir o compromisso de consolidar, no âmbito da graduação, uma área relevante que se preocupa em reverter às desigualdades e os diversos problemas no processo de urbanização do Brasil”, declarou o reitor,

x

Rita Vieira: "Nossa intenção é que os alunos estejam envolvidos no evento em todo o seu processo de construção"

A programação da X Semana de Urbanismo reservou ainda palestras, oficinas, mesas-redondas, minicursos e apresentação de trabalhos.

Também participaram do evento os presidentes da Comissão Especial de Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputada Maria Del Carmen, do Conselho Regional Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), Marco Antônio Amigo, da Sociedade de Urbanismo (SBU), João Pena, e do Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge-BA), Ubiratan dos Santos.

A X Semur contou com a parceria do Centro Acadêmico de Urbanismo (CAURB), além do apoio do Colegiado do Curso de Urbanismo do DCET do Campus I.

Confira mais fotos desse evento em nosso Flickr.

Fotos: Cindi Rios/Ascom


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: