POR Ascom/Toni Vasconcelos, 10 out 2016, 19H21

Unead vai divulgar cronograma de reoferta de componentes curriculares

Toni Vasconcelos
Elvis Cássio
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

di_uneb

Coordenação da Unead vai resolver pendências de componentes para que estudantes possam concluir cursos

A Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead) da UNEB está ultimando os preparativos do cronograma de reoferta de componentes curriculares dos seus cursos.

A expectativa do coordenador geral da Unidade, Jader Albuquerque, é de divulgar esse cronograma ainda em outubro.

“Com isso, vamos poder atender, de imediato, as demandas de estudantes que têm até cinco componentes pendentes em um semestre letivo, o que representa mais de 60% do total de discentes com pendências”, disse.

Outros 30% dos alunos com número maior de componentes pendentes serão atendidos com essa reoferta até o semestre seguinte e, por fim, os 10% restantes – aqueles que devem muitos componentes, alguns quase a grade curricular toda do curso – mais um semestre letivo para conclusão.

Atualmente, segundo o coordenador, existem cerca de 1,2 mil discentes com pendência de componentes curriculares em todos os cursos de educação a distância (EaD) da UNEB.

“São geralmente alunos que foram reprovados nas disciplinas (componentes) ou não as cursaram quando da oferta normal durante o curso. Então eles ficam aguardando a reoferta, para poderem integralizar seus cursos”, explicou.

A UNEB, assegurou Jader Albuquerque, ofertou todos os componentes curriculares de todos os cursos da Unead no prazo regular, cumprindo integralmente o convênio com o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculado à Capes/ MEC.

Um dificuldade enfrentada pela universidade para reofertar disciplinas é que, desde meados do ano passado, a Capes deixou de aprovar a liberação de recursos extras para custear essa atividade fora do cronograma normal de oferta dos cursos.

Para resolver a questão, e não prejudicar por mais tempo os estudantes com pendências, a  gestão universitária se empenhou em construir uma nova sistemática, em entendimento com os professores das turmas que estão iniciando.

O cronograma de reoferta que será divulgado é resultado dessa nova sistemática.

Emissão de diplomas

Das turmas iniciadas em 2010 e 2011 dos cursos ofertados pela UNEB no sistema UAB, cerca de dois mil alunos já concluíram todos os componentes curriculares e colaram grau. Em 2015 novas turmas foram abertas e hoje 1,5 mil discentes estão em curso.

Para emitir os diplomas dos que já colaram grau, a UNEB está aguardando os trâmites regulares do Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão responsável pelo reconhecimento dos cursos.

A universidade, destacou Jader Albuquerque, já enviou ao CEE os projetos dos 12 cursos EaD ofertados pela Unead, para o processo de reconhecimento.

“Um desses cursos, o de Matemática, já foi reconhecido pelo Conselho e brevemente estaremos emitindo os diplomas. Os próximos que devem ser reconhecidos ainda este ano são as licenciaturas em Química, História e, logo após, em Geografia”, contou.

Os demais cursos EaD que aguardam os trâmites do CEE são as graduações em Letras/Português, Letras/Espanhol e Letras/Inglês, Pedagogia, Ciências Biológicas, Ciências da Computação, Administração Pública e Educação Física.

“A gestão universitária está acompanhando diariamente esses processos, buscando colaborar com os trâmites do Conselho sempre que solicitado”, contou.

O coordenador antecipou que, possivelmente em dezembro, a UNEB vai realizar um novo processo seletivo para ingresso nos cursos EaD, o qual, pela primeira vez, utilizará a nota do candidato no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Nessa seleção via Enem, a UNEB ofertará 2,3 mil vagas em 12 cursos de graduação – um novo curso vai entrar no portfólio da universidade: licenciatura em Física.

Outras 700 vagas serão abertas, em outro processo seletivo, para cursos de pós-graduação lato sensu (especialização), nas áreas de Gestão Pública, EaD e em Libras.

A UNEB é líder na Bahia na oferta de cursos EaD, sendo a segunda instituição que mais oferta vagas nessa modalidade na região Nordeste; no Brasil, está entre as quatro instituições que mais ofertam.

di_uneb2

Em cerimônia no Teatro UNEB, mais 80 discentes dos diversos cursos EaD da universidade colaram grau

Colação de grau

A tarde da última segunda-feira (3) figurou como um marco na vida dos estudantes dos polos da Unidade Acadêmica de Educação a Distância.

A UNEB realizou mais uma solenidade de colação de grau das turmas dos cursos de EaD, no teatro da universidade, no Campus I, em Salvador.

Na presença de familiares, amigos, estudantes e professores dos cursos, o coordenador geral da Unead, Jader Albuquerque, parabenizou os formandos.

“Nós, da instituição, estamos honrados com vocês. Sabemos das dificuldades que é  concluir uma graduação, mas com muita luta e dedicação vocês conseguiram”, frisou.

Já a coordenadora do polo de Lauro de Freitas, Antônia Alves, destacou o esforço dos estudantes ao ingressarem no ensino superior: “Temos a grata satisfação de estar contribuindo para o êxito desses alunos, que usufruíram da qualificação acadêmica da UNEB no ensino a distância”.

No decorrer da cerimônia, houve o juramento dos estudantes, homenagens e a entrega dos diplomas.

A estudante do curso de Geografia do Polo de Simões Filho Maria Piana fez o juramento representando os colegas, e expressou sua felicidade em concluir a graduação. “Sinto-me privilegiada e realizada em aproveitar este momento único, que nem todas as universidades disponibilizam como fez a UNEB. Espero com essa formação motivar outras pessoas a cursarem o ensino superior e também e ingressar no mercado de trabalho”, disse.

Já o aluno do curso de Administração Pública do Polo de Lauro de Freitas, Renato Argolo, destacou a importância do curso para a sua formação. “Esta graduação enriquece o meu currículo, pois tenho vontade de ingressar como gestor público no município. Eu, como trabalhador e pai de família, não estaria me formando se a universidade não disponibilizasse esse recurso da educação a distância”, salientou.

Nessa solenidade, 80 estudantes colaram de grau nos vários cursos EaD.

Fotos: Cindi Rios/Ascom; imagem (home): Divulgação/Internet


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: