POR Ascom / Danilo Oliveira, 28 set 2016, 11H54

UNEAD convida Departamentos/Colegiados para adesão à oferta semipresencial

Núcleo de Jornalismo*
Assessoria de Comunicação

A Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead), em parceria com a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), convida os Departamentos e Colegiados de Cursos de graduação presenciais reconhecidos da UNEB a aderirem voluntariamente, no semestre letivo 2016.2, à oferta de componentes curriculares na modalidade semipresencial, no limite de até 20% da carga horária total das graduações (veja convite).

Os docentes interessados em aderir ao projeto devem entrar em contato com o colegiado de curso a que estão vinculados, demonstrando interesse em assumir componentes nesse formato e comprovando experiência. O coordenador de cada colegiado ficará responsável por encaminhar, até o dia 28 de outubro, os procedimentos necessários para a efetivação da adesão à oferta.

Cronograma de atividades

Está prevista para o dia 5 de outubro a realização de uma videoconferência para orientar os coordenadores de colegiado a respeito da oferta semipresencial nos cursos presenciais de graduação.

Nos dias 23, 24 e 25 de novembro estão previstos encontros presenciais de planejamento e formação com os professores de Libras. No dia 30 do mesmo mês deverá acontecer um encontro de orientação com os docentes dos demais componentes curriculares a serem ofertados em 2016.2.

A oferta de disciplinas na modalidade semipresencial está prevista na Resolução do Consepe/UNEB 1820/2015, amparada na Portaria do MEC 4059/2004, no Decreto Federal 5622/2005 e no artigo 81 da Lei 9394/1996.

Passo a Passo

Os docentes interessados devem procurar, inicialmente, o Colegiado do Curso ao qual está vinculado, para que a oferta seja aprovada em decisão colegiada.

Após a aprovação pelo colegiado, este deverá encaminhar a solicitação da oferta semipresencial, em forma de memorando, diretamente à Direção do Departamento, para anuência sobre as condições de infraestrutura necessárias à oferta.

Só então, o memorando do colegiado, com anuência da Direção do Departamento, deve ser encaminhado para a Coordenação da Oferta Semipresencial da Unead, até o dia 28 de outubro.

Esta ação se faz necessária, uma vez que os componentes ofertados na modalidade semipresencial devem obedecer ao limite de até 20% da carga horária total do curso e os docentes indicados para assumir os componentes nesta modalidade devem ter experiência na área, tendo total conhecimento e aprovação do colegiado e da direção. Em paralelo a essa ação, a oferta semipresencial deve ser sinalizada no sistema Sagres como “Oferta em Educação a Distância”.

Para os casos da oferta semipresencial do componente Libras (Língua Brasileira de Sinais) nos cursos de licenciatura e do bacharelado em Fonoaudiologia, os professores indicados devem ter formação na área de educação especial e o departamento precisa apoiar financeiramente a realização de oficinas presenciais de Libras com professores convidados de outras instituições (conforme orientações constantes no Convite para oferta).

Informações: ofertasemipresencial@uneb.br.

*Com informações do Núcleo de Comunicação da UNEAD


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: