POR Ascom/Wania Dias, 23 set 2016, 11H47

I Congresso Inter: Pavilhão Internacional acontece dia 26/09, a partir das 9h

Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

A UNEB vai realizar o Pavilhão Internacional – II Feira de Intercâmbio no dia 28 de setembro, a partir das 9h, no Campus I da UNEB, em Salvador.

A iniciativa integra a programação do I Congresso Inter, promovido pela Secretaria de Relações Internacionais (Serint) da universidade.

A ação se constitui em um espaço sociocultural de interação com a comunidade, onde diversas IES do mundo e programas de intercâmbio irão expor, divulgar e socializar os seus produtos e serviços.

A atividade é aberta ao público externo e direcionada a todos aqueles que têm interesse em estudar fora do país.

O I Congresso Inter, realizado em parceria com Instituições de Ensino Superior da Bahia, acontecerá entre os dias 25 e 28 de setembro, no Campus I da UNEB, em Salvador, e abordará o tema Internacionalização do Conhecimento na perspectiva das IES do Nordeste Brasileiro, a partir das dimensões internacional, interinstitucional, interuniversitária, interdepartamental, interestadual, intercultural.

O objetivo da iniciativa é agregar esforços para a formação de uma agenda conjunta que fortaleça os processos de internacionalização das IES nordestinas e se desdobrem em ações para o desenvolvimento sócio educacional e econômico da região.

“Nosso intuito é potencializar as ações dos assessores de Relações Internacionais através de atividades que contribuam para consolidar uma política internacionalização, além de oportunizar um espaço para socialização de experiências entre os intercambistas das IES da região”, destacou Jardelina Nascimento, secretária da Serint.

Extensa programação

O I Congresso inter abarca ainda XX Reunião da FAUBAI Regional Nordeste nos dias 26 e 27 de setembro, no Teatro UNEB, no Campus I da universidade, em Salvador.

O evento, organizado pela Secretaria de Relações Internacionais (Serint) da UNEB, acontece pela primeira vez na capital baiana e vai reunir assessores de Relações Internacionais e reitores e pró-reitores de universidades do Nordeste.

A programação conta com mesas de debates, painéis e minicursos sobre temas como mobilidade e intercâmbio estudantil, internacionalização do currículo, e Gestão dos processos de internacionalização.

Destaque para o Painel Boas Práticas de EMI: Inglês como Meio de Instrução, que é vai acontecer na quarta-feira (28), às 8h30, no Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional (CPEDR), no campus. Essa atividade é direcionada, principalmente, para professores de inglês.

O I Encontro de Estudantes Intercambistas do Nordeste também integra a programação do congresso. A abertura desta atividade será no dia 26 de setembro, às 14h, no Campus I da UNEB, em Salvador.

O evento tem como objetivo reunir estudantes que já participaram ou desejam participar de programas de intercâmbio. A programação conta com palestras sobre o mundo do trabalho, empreendedorismo e formação profissional. Além de rodas de conversa e sessão de pôsteres.

CUBA Bahia

Também integra a programação do congresso a I Jornada Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde – Cuba Bahia que acontece entre os dias 26 e 28 de setembro, no Teatro UNEB e no Departamento de Ciências da Vida (DCV) no Campus I da universidade, em Salvador.

O evento tem como objetivo fortalecer os cursos da área de saúde, especialmente o de medicina, e conta com mesas-redondas, mostras científicas e colóquios sobre temas como Importância da Pesquisa na Formação em Saúde, e Programa de Integração Academia Serviço e Comunidade (PIASC): UNEB, UESC e Universidad de Ciencias Medicas de la Habana.

A jornada, aberta ao público, é voltada para estudantes, professores e profissionais da área de saúde.

A programação de todo o congresso será transmitida via videoconferência para os 24 campi da UNEB.

Informações: Serint – tel. (71) 3117-2475.

Imagem (home): Divulgação


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: