POR Ascom/Toni Vasconcelos, 21 set 2016, 15H31

UNEB instala Campus Avançado de Canudos e sedia sessão especial do CEE

Toni Vasconcelos
Núcleo de Comunicação
Assessoria de Comunicação

canudos_di2

Programação das atividades incluiu uma visita ao Parque Estadual de Canudos. Fotos: Toni Vasconcelos/Ascom

A UNEB instalou solenemente o Campus Avançado de Canudos, em cerimônia conjunta com o Conselho Estadual de Educação (CEE) nesse município do nordeste baiano, localizado a 370km da capital, no último dia 12.

Canudos é o primeiro campus avançado da universidade, que já possui no município dois equipamentos de reconhecido valor histórico: o Parque Estadual de Canudos e o Memorial Antônio Conselheiro.

Na avaliação do diretor do novo campus, Luiz Paulo Neiva, as três décadas anos de presença da UNEB no município – na gestão desses equipamentos – e a chancela da sociedade regional e, agora, do CEE, vai contribuir para o êxito da unidade instalada.

“A gestão universitária está inaugurando aqui uma nova institucionalidade na UNEB, que, tenho certeza, vai dar certo. Essa experiência pioneira na universidade pode servir de modelo para outras localidades”, salientou Luiz Paulo. (Leia aqui íntegra da fala do diretor na solenidade.)

Presidindo a sessão de instalação, o reitor da UNEB, José Bites de Carvalho, agradeceu a presença do CEE e das autoridades convidadas, e reforçou o compromisso da gestão com o campus avançado e toda a região de Canudos.

canudos_menor 1

Além dos conselheiros do CEE e gestores da UNEB, autoridades e comunidade acadêmica prestigiaram evento

“Entre as razões de estarmos implantando esse novo campus, destaco a estruturação um espaço acadêmico com as condições necessárias para desenvolvermos aqui o ensino, a pesquisa e a extensão, e potencializarmos as nossas ações e a articulação com toda a comunidade e região”, disse Bites.

Segundo o reitor, a partir da experiência de Canudos, a UNEB deve ampliar o debate sobre a instalação desse modelo de campus avançado em outros localidades, buscando melhor atender as demandas regionais e da sociedade em geral.

Já a presidente do CEE, Anatércia Contreiras, afirmou que “a visita do conselho a Canudos é reveladora por dimensionar a grande importância das atividades da UNEB nesta cidade e região. A implantação deste campus avançado é mais uma ação que impactará no desenvolvimento de toda a região, mas também é de enorme valia para a própria UNEB, que aqui, a exemplo do que faz em outras regiões do estado, demonstra e reafirma sua inestimável importância para a sociedade baiana”.

Além dos gestores citados, compuseram a mesa de abertura da solenidade de instalação a diretora do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias do Campus XXII (Euclides da Cunha), Juciana Cerqueira, a professora Fátima Lúcia dos Santos, que representou a direção do Departamento de Educação do Campus VIII (Paulo Afonso) da UNEB, e a secretária de Educação de Canudos, Leleca Oliveira.

Outros gestores da administração central e setorial da universidade, docentes, técnicos administrativos, estudantes, autoridades e lideranças da comunidade local prestigiaram  a cerimônia, que teve também a apresentação de um trecho da peça sobre a Guerra de Canudos pela companhia de teatro da cidade.

Proposta inovadora

canudos_menor 2

Companhia de Teatro local encenou trecho de espetáculo sobre a histórica Guerra de Canudos

Aproveitando as diversas ações formativas desenvolvidas pela UNEB no município e região, o Campus Avançado de Canudos já inicia suas atividades com a oferta de cursos de graduação na modalidade EaD (educação a distância) em Pedagogia, Administração e Ciências da Computação, e de especialização em Gestão Pública Municipal, todos por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

Além dos cursos, a nova unidade acadêmica e administrativa da UNEB já nasce com um núcleo de audiovisual e infraestrutura instalados, para o que contou com o apoio da prefeitura municipal.

“O campus avançado é uma estrutura acadêmica sem o peso de um campus no modelo tradicional. Inclusive, os departamentos da universidade na região poderão trazer cursos para cá. A proposta é ofertar cursos por demanda efetiva, não permanentes, ou seja, com prazo para começar e terminar. Mas, posteriormente, poderemos implantar cursos regulares, a depender da consolidação da demanda de cada curso”, explicou Luiz Paulo.

Após a cerimônia de instalação do campus avançado da universidade, o Conselho Estadual de Educação realizou uma sessão especial do seu conselho pleno, que se prolongou, no dia seguinte, com uma reunião das câmaras setoriais e comissões do órgão estadual.

A programação das atividades conjuntas do CEE e UNEB no município incluiu também uma visita ao Parque Estadual de Canudos.


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: