POR Ascom/Wania Dias, 19 set 2016, 12H35

Assistência estudantil: Comunidade acadêmica comemora lançamento de projetos

Hércules Andrade
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

x

O evento contou com a mesa socialização dos projetos intitulada Permanência Estudantil: Mosaico de Possibilidades.

A UNEB, por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Praes), lançou o projeto Entrelaços e o Grupo de Apoio Psicossocial aos Estudantes da UNEB (Gapeu) na última sexta-feira (16), no  no Auditório José Rocha Laranjeiras do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET), no Campus I, em Salvador.

x

Jairo: vamos trabalhar juntos para que essas ações sejam consolidadas e se expandam por todos os outros campi

O evento, realizado em parceria com o Departamento de Educação (DEDC) do Campus I, contou com a mesa de socialização dos projetos intitulada Permanência Estudantil: Mosaico de Possibilidades.

“Nosso objetivo é ampliar o conceito de assistência estudantil em uma perspectiva que vai além da infraestrutura e oferta de bolsa-auxílio, perpassando também pela inclusão social e acadêmica, atendendo os estudantes desde o seu ingresso, auxiliando-o no processo de adaptação à ambiência universitária e favorecendo o acolhimento afiliativo”, destacou o pró-reitor (Praes), Ubiratan Menezes.

O secretario de Articulação Interinstitucional (Seai), Jairo Sá, representou o reitor da UNEB, José Bites de Carvalho, no evento.

“A universidade possui 29 departamentos, distribuídos em 24 cidades baianas. Qualquer desafio criado aqui será grande, mas vamos trabalhar juntos para que essas ações sejam consolidadas e se expandam por todos os outros campi”, destacou o secretário.

Gapeu e Entrelaços

Os projetos são desenvolvidos pela Praes, em parceria com o Departamento de Educação (DEDC) do Campus I, em Salvador.

O Gapeu, coordenado pela professora Sueli Barros, tem por finalidade prestar apoio psicossocial aos discentes, do 1º ao 3º semestre dos cursos de graduação presencial do Campus I, em Salvador, visando acompanhar a inclusão do estudante, com o foco no processo de afiliação institucional e intelectual à vida universitária (confira aqui informações sobre inscrições).

x

Estudante Michele Menezes: Ações de assistência estudantil na UNEB atingem um novo patamar

“Assistência Estudantil é prestar apoio aos estudantes atendendo à demanda de aprendizagem criando afiliação institucional, visando ajudar nos processos de identificação como universitário.”, destacou a professora Sueli Barros, coordenadora do Gapeu.

Já o projeto Entrelaços, coordenado pela professora Renata Noguera, integra o Programa Residência Legal é residência qualificada, da Praes. A iniciativa  pretende construir, junto aos estudantes residentes, um projeto de intervenção voltado às demandas reais de cada residência universitária, no sentido de contribuir com a construção de uma ambiência que favoreça um convívio comprometido com a natureza da politica de assistência estudantil. O projeto será inicialmente desenvolvido no Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus I da UNEB.

“Tanto o Gapeu quanto o Entrelaços, apesar de possuírem públicos distintos, tem como objetivo trabalhar grupos nas perspectivas psicossocial. As questões subjetivas implantadas em ambos os programas, perpassam os dois projetos com a mesma intenção, que é a de oferecer assistência estudantil”, destacou a coordenadora do Entrelaços, Renata Nogueira.

A estudante Michele Menezes, do Curso de Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas, ofertado no DCH, destacou o novo momento da assistência estudantil na universidade.

“É muito bom perceber que as ações de assistência estudantil na UNEB atingem um novo patamar. Esses projetos são importantes ações de inclusão e permanência, mas também de construção coletiva, na medida em que apoiam os estudantes no processo de inserção e adaptação ao universo acadêmico e os inclui nas discussões, de forma participativa e integrada”, frisou a discente.

Prestigiaram ainda do evento a coordenadora do Serviço Médico, Odontológico e Social (SMOS), Isnaia Souza e o membro da Comissão de Assistência Estudantil, o professor Diógenes Silveira.

Confira mais fotos do evento em nosso Flickr.

Fotos: Juliana Cardoso/Ascom


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: