POR Ascom/Wania Dias, 16 set 2016, 17H22

RECONHECIMENTO: vice-reitora Carla Liane recebe comenda Maria Quitéria

Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

x

Carla Liane, de mãos dadas com a filha, foi aplaudida de pé pelo público que prestigiou a cerimônia. Fotos: Cindi Rios/Ascom

Reconhecimento, compromisso, resistência, diversidade e congraçamento.

Essas palavras traduzem o momento de emoção e alegria que tomou conta do plenário da Câmara Municipal de Salvador durante a outorga da Comenda Maria Quitéria à vice-reitora da UNEB, professora Carla Liane Nascimento, em cerimônia realizada ontem (15), na casa legislativa.

“É uma honra receber essa comenda, que representa acima de tudo uma coletividade composta por pessoas que lutam pelo respeito à diversidade de gênero, raça e cor, e por igualdade de direitos. Representa mulheres da periferia que, assim como eu, lutaram e conseguiram conquistar seu espaço. Essa honraria pertence ainda a todos e todas que defendem a universidade pública e gratuita, que lutam por justiça e por inclusão social”, destacou a homenageada.

A honraria foi proposta pela vereadora Aladilce Souza, que presidiu a cerimônia de outorga.

“Carla Liane é uma jovem mulher negra que se destaca em um espaço de poder onde as mulheres são minoria e também no estudo da cultura afrodescendente, que é extremamente importante numa cidade onde 80% da população é negra. Salvador precisa de pessoas com esse potencial intelectual e com essa sensibilidade para vencer suas desigualdades”, afirmou a vereadora.

A Comenda Maria Quitéria distingue as mulheres que se destacam na sociedade civil, em atividades sociais desenvolvidas em beneficio da cidade de Salvador e suas comunidades.

A entrega da condecoração foi feita por Aladilce acompanhada da mãe da homenageada, Maria Luiza Nascimento, do pai, José Carlos dos Santos, da filha e do esposo, Juan Cortes.

Merecida homenagem

x

A mesa contou com a presença de autoridades políticas, líderes de movimentos sociais e membros da comunidade unebiana

O reitor da UNEB, José Bites de Carvalho, destacou a importância da homenagem e do reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela vice-reitora com coragem e dedicação.

“Carla Liane representa muitas mulheres, representa a força, a diversidade. Essa homenagem é merecida não apenas por quem ela é e pela história vitoriosa que construiu, mas também por tudo, todas e todos que ela representa. Nossa vice-reitora é uma guerreira, luta pelo que acredita com vontade, com gana e isso faz toda a diferença em uma universidade como a UNEB, essencialmente popular e inclusiva”, pontuou José Bites.

A mesa da sessão solene contou ainda com a presença da secretária estadual de Política para as Mulheres (SPM), Olívia Santana, do secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Álvaro Gomes, além de gestores e representantes de técnicos administrativos, docentes e discentes da UNEB e líderes de movimentos sociais.

Carla Liane possui um amplo currículo na área acadêmica, além de uma atuação forte na luta pela igualdade de raça e gênero. É doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Atualmente ocupa o cargo de vice–reitora da Universidade do Estado da Bahia. É docente dos programas de pós-graduação em Gestão e Tecnologia Aplicada à Educação (GESTEC) e em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA).

A vice-reitora é ainda pesquisadora do Centro de Pesquisas em Educação e Desenvolvimento Regional e coordenadora do Observatório de Gestão e Liderança Universitária Multicampi (GestO). Lidera os grupos de pesquisa Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional e Educação, Sociedade, Política e Desenvolvimento, ambos certificados pelo CNPQ.

Confira mais fotos do evento em nosso Flickr.


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: