POR Ascom/Wania Dias, 05 set 2016, 17H07

UNEB desenvolve projeto sobre roteiros turísticos literários de Salvador

Danilo Cordeiro
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


Pesquisar, organizar e elaborar roteiros turísticos literários de Salvador baseados no romance Tenda dos Milagres, do escritor Jorge Amado.

Esse é o objetivo do projeto de pesquisa A Cidade da Bahia Pelos Olhos de Oju-Obá: Roteiro para Inglês Ver, desenvolvido pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Língua e Literatura Inglesa (Ceplli), vinculado ao Colegiado de Letras do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus I da UNEB, em Salvador.

O projeto, em formato de curso de extensão, reúne dez estudantes dos cursos de Letras e Turismo da UNEB e da UcSal, e contribui com a troca de conhecimento entre os envolvidos e a efetiva ampliação de novas possibilidades para a pesquisa interdisciplinar.

O curso, com duração de três semestres, é desenvolvido a partir de encontros semanais para orientar as leituras, discutir temas encontrados no texto literário, e mapear os possíveis roteiros.

Para a coordenadora do projeto, professora Sônia Simon, a escolha da obra do escritor baiano é uma forma de incorporar costumes esquecidos da cultura popular da capital baiana.

“Queremos despertar o desejo do leitor de conhecer presencialmente aquilo que leu. A literatura de Jorge Amado não apenas descreve pontos históricos da cidade do Salvador, mas, principalmente, os espaços em que se deslocam seus personagens e que, ainda fazem parte do cotidiano de sua população atual”, explicou a coordenadora.

Os roteiros, criados a partir do estudo serão traduzidos para o inglês e divulgados em parceria com os órgãos de turismo do estado.

Informações- DCH/Campus I – tel. (71) 3117-2259.

Imagem (home): Divulgação


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: