POR Ascom/Wania Dias, 03 ago 2016, 08H50

Seminário destaca Orçamento Participativo e Financiamento da Educação Superior

Financiamento da Educação Superior na Bahia: Orçamento, Participação e Transparência, esse é o tema do Seminário promovido pela UNEB, a ser realizado nesta sexta- feira (5), das 8h30 as 12h30, via videoconferência com transmissão do auditório do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) do Campus I, em Salvador, para todos os departamentos e setores administrativos da universidade. O evento pode ser acompanhado também através do link mms://aovivo.uneb.br/aovivo (navegador Internet Explorer).

“O seminário tem por objetivo discutir o Orçamento Participativo enquanto instrumento de fortalecimento ao debate sobre os Investimentos Públicos em Educação Superior na Bahia e os desafios e perspectivas da Uneb na construção e implantação dessa metodologia” ressaltou Marta Miranda, Pró-Reitora do Planejamento (Proplan).

O evento vai integrar a primeira etapa de ações estratégicas que visam à implantação do orçamento participativo da UNEB, em conjunto com o Projeto de Gestão 2014-2017.

“A elaboração participativa do Orçamento fortalece os princípios da transparência, participação e compromisso social, adotados por essa gestão universitária, com foco na qualidade, conforme definido no Projeto de Gestão construído democraticamente a partir da escuta e acolhimento das propostas que emergiram do debate em diversos e singulares fóruns”, finalizou Marta.

A abertura do seminário será realizada pelos representantes da universidade, o reitor José Bites de Carvalho e a vice- reitora Carla Liane Nascimento, que irão abordar os desafios e perspectivas do orçamento participativo da UNEB.

“O seminário se constitui em mecanismo de gestão conjunta dos recursos públicos, através de decisões compartilhadas sobre a alocação dos recursos orçamentários. Esse é um grande desafio para uma Universidade multicampi com 29 Departamentos presentes em 21 dos 27 Territórios de Identidade do Estado da Bahia. Desde 2014 estudos e pesquisas vem sendo desenvolvidos à construção de uma metodologia que melhor se adapte as especificidades da UNEB a proposta será submetida às instancias colegiadas de deliberação superior, destaca o reitor.

A vice -reitora Carla Liane, fala sobre a importância desse seminário para a vida universitária, “O financiamento púbico é um ponto nevrálgico, aspecto muito sensível quando se trata de universidades. Ele reflete não somente os efeitos da crise econômica, como revela a relação direta entre o ensino superior e o desenvolvimento econômico. Esse seminário é o início de um aprofundamento desse debate tão necessário para a vida universitária”, conclui.

A palestra será ministrada pela professora Drª Nádia Fialho, que irá discutir sobre Orçamento Participativo: instrumento de fortalecimento ao debate sobre Investimentos Públicos em Educação Superior na Bahia.

O encontro terá ainda a mesa redonda com a participação dos professores Doutores José Carlos Barreto Santana, que irá abordar sobre orçamento participativo na Universidade de Feira de Santana – UEFS, César Barbosa e Nádia Hage Fialho, com o tema Financiamento e Restrições Orçamentárias das Universidades Estaduais da Bahia e os representantes da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (ADUNEB), Diretório Central dos Estudantes (DCE) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do 3º Grau do Estado da Bahia (SINTEST), Milton Pinheiro, Jamile Silva e Everton Lima de Oliveira, respectivamente.

O Seminário é uma iniciativa da Universidade do Estado da Bahia, por meio do Observatório de Gestão Universitária Multicampi da Uneb (GestO), vinculado à vice- reitoria e com a Pró – Reitoria de Planejamento (Proplan).

Para ver a programação clique aqui

Informações: Proplan – tel. (71) 3204-5330.

Texto e imagem: Observatório de Gestão Universitária Multicampi da UNEB


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem:

Comentrios no so permitidos.