POR Ascom/Wania Dias, 02 ago 2016, 16H46

Eventos em Paulo Afonso destacam Assessoria Jurídica Popular

Rafaela Landim
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação
A UNEB, através do Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII, em Paulo Afonso, realizou o seminário Assessoria Jurídica Popular e Conflitos Socioambientais e a Oficina de Introdução à Assessoria Jurídica Universitária nos dias 29 e 30 de julho, na unidade.

A iniciativa, que objetivou promover uma discussão crítica sobre o papel da universidade e do curso Direito diante dos conflitos socioambientais e das demandas sociais, reuniu cerca de 90 pessoas entre estudantes da UNEB e de outras instituições de ensino da região.

“Buscamos com essas atividades conhecer experiências de assessoria jurídicas populares universitárias, refletir sobre a inserção social da UNEB e do curso de Direito, e, a partir disso, propor a implementação de um projeto de extensão universitária voltado para essa área”, destacou o coordenador do evento, Bruno Barbosa Heim.

A programação destacou temas como A cidade como Direito, O papel da universidade e dilemas do ensino jurídico, e Conflitos socioambientais, povos e comunidades tradicionais.

“Os projetos e ações da Assessoria Jurídica Universitária Popular (AJUP) da UNEB fomentam uma compreensão crítica e socialmente referenciada do Direito, contribuindo para que esse deixe de ser mero instrumento de controle social a serviço de uma minoria privilegiada”, frisou Leonardo Fiusa Wanderley, professor de Direito da UNEB.

Durante o encontro houve participações de povos indígenas da região. Destaque para os depoimentos da cacique Neide, da tibo Truká Tupan, e Maria Tumbalalá, dos Tumbalá, egressa do mestrado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental da UNEB, que compartilharam experiências e expectativas, e relataram as agressões vividas recentemente por seu povo.


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: