POR Ascom/Toni Vasconcelos, 29 jul 2016, 17H36

CAMPUS XIV: diálogo e ações marcam visita do reitor a Conceição do Coité

Toni Vasconcelos*
Núcleo de Comunicação
Assessoria de Comunicação

conceicao_coite_di_3

Novo pavilhão conta com 11 salas para os cursos e laboratório de TV do departamento

A comunidade do Campus XIV da UNEB, em Conceição do Coité, recebeu ontem (28) o reitor José Bites de Carvalho para um dia intenso de encontros e encaminhamentos.

Na visita, que se prolongou pelos três turnos do dia, o reitor esteve acompanhado dos assessores especial da Reitoria, Antônio José Azevedo, e de Comunicação (Ascom), Tiago Sampaio.

Logo pela manhã, o primeiro encontro foi com a diretora do Departamento de Educação (DEDC) da unidade, Rosane Vieira, na qual se abordaram assuntos administrativos e de execução financeira.

“Analisamos que, na atual realidade de contingenciamento do governo do estado principalmente em relação a investimentos, devemos priorizar a consolidação dos novos espaços para o campus, a exemplo do novo pavilhão de aulas, que está sendo finalizado. Para isso, caso necessário, a administração central poderá incluir um recursos específico para a aquisição de novos equipamentos para esse prédio”, disse o reitor.

Segundo a diretora, o novo pavilhão conta com 11 salas que serão distribuídas para aulas dos cursos de graduação e de pós-graduação e o laboratório de TV. “Estamos realizando uma ocupação gradativa desse espaço e fazendo um redimensionamento do campus. Até o próximo semestre o novo pavilhão deve estar todo ocupado”.

Rosane Vieira considerou que a visita do reitor “esclareceu as dúvidas da comunidade e aproxima a administração central dos campi do interior”.

Outro assunto da maior relevância que foi discutido entre o reitor a comunidade é processo de implementação do Centro de Estudos sobre Educação  do Campo no município, que integra o Território do Sisal, equipamento que pode vir a ser um campus avançado da UNEB.

REUNIÕES COM SEGMENTOS

Além de visitar as instalações do novo pavilhão de aulas e do campus como um todo – incluindo a residência estudantil –, o reitor José Bites manteve encontros com cada segmento da comunidade acadêmica.

Com os docentes, a dificuldade de tramitação dos processos de alteração de regime de trabalho e de promoção e progressão funcionais, cuja agilização depende do instâncias do governo estadual, foi um dos assuntos de maior preocupação da categoria.

A professora Carolina Ruiz, coordenadora do curso de Comunicação Social: Rádio e TV, destacou “a importância desse diálogo direto entre a Reitoria e as comunidades dos campi, para que, discutidas as demandas, possamos trabalhar em torno de uma proposta conjunta de desenvolvimento da universidade”.

Representante dos técnicos administrativos do Campus XIV, Henrique Valença avaliou que “essa visita é muito relevante para que o reitor conheça e sinta de perto a realidade que vivemos no departamento, e as singularidades daqui do semiárido baiano, onde a UNEB exerce papel fundamental na interiorização da educação pública superior”.

Professor Bites aproveitou a reunião com os servidores para convidá-los a participar do IV Encontro dos Técnicos Administrativos (Entead), que vai acontecer nos dias 25 e 27 de agosto, em Salvador.

No encontro com estudantes dos cursos do DEDC – Letras: Português, Letras: Inglês, História e Comunicação Social –, o reitor esclareceu pontos de grande interesse da vida estudantil, a exemplo da assistência estudantil, dos programas de formação complementar e de bolsas da UNEB.

“Vamos também consolidar o projeto de construção de uma residência estudantil própria neste campus. Nossa gestão está comprometida em priorizar a melhoria da qualidade de vida dos discentes em todos os campi”, enfatizou o reitor.

O estudante Cléber Aragão, presidente do Centro Acadêmico de Letras, considera “de suma importância, para este e demais departamentos, que o reitor visite mais vezes, que interaja diretamente com a comunidade; dessa forma nos sentimos ouvidos, conseguimos encaminhar e solucionar problemas, e entender melhor as dificuldades enfrentadas pela universidade”.

VISITA PRODUTIVA

Cumprida toda a agenda do dia – que contemplou ainda um encontro com o prefeito de Conceição do Coité, Francisco Assis, no qual foi formalizada a doação de amplo terreno com benfeitorias à UNEB –, à noite o reitor avaliou sua visita como “bastante produtiva, com diálogos consistentes e posicionamentos claros da comunidade acadêmica”.

“As críticas também foram construtivas, e vamos avaliá-las e encaminhar a cada setor responsável”, concluiu Bites.

Nesta sexta-feira (29), o reitor José Bites viajou para Senhor do Bonfim, para visita ao Campus VII, onde já exerceu o cargo de diretor eleito.

*Com informações e fotos de Ícaro Rebouças/Reitoria


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: