POR Ascom/Toni Vasconcelos, 21 jul 2016, 17H55

Walter Pinheiro (SEC) abre encontro formativo com diretores de departamento

Toni Vasconcelos
Núcleo de Comunicação
Assessoria de Comunicação

di_educacao

Evento reúne gestores das administrações central e setorial e coordenadores administrativos e financeiros da UNEB

Um mês depois que assumiu o cargo, o secretário estadual da Educação (SEC), Walter Pinheiro, aceitou o convite para participar da abertura do Encontro de Diretores de Departamento e Coordenadores Administrativos e Financeiros da UNEB, nessa quarta-feira (dia 20), no Hotel Vilamar, bairro de Amaralina, em Salvador.

“Queremos propor às universidades estaduais que sejam nossas parceiras para mudar as estruturas e processos que estão defasados na educação. Não estou propondo fechar nenhuma estrutura, estou propondo otimizá-las para que possam ofertar muito mais do fazem hoje”, disse Walter Pinheiro.

Segundo o secretário, a UNEB pode contribuir, por exemplo, na formação de gestores para a rede pública de ensino. “Queremos uma parceria de mão dupla, a SEC estará sempre aberta”.

O encontro, coordenado pelo Observatório de Gestão e Liderança Universitária Multicampi (Gesto) em conjunto com setores da administração central da universidade, se estende até sexta-feira, dia 22.

Com extensa programação reunindo vários setores das administrações central e setorial, o evento objetiva orientar e discutir os procedimentos e fluxos de processos na área de planejamento, execução orçamentária, financeira, contábil e patrimonial da instituição.

O Gesto, que é vinculado à Vice-Reitoria da UNEB, está promovendo nesse encontro uma campanha beneficente de arrecadação de alimentos não perecíveis para doação ao Abrigo São Gabriel para Idosos de Deus, em Salvador, e calças jeans, em condições de uso, a serem doadas a um abrigo público para adolescentes em situação de risco social.

PROJETOS ESTRATÉGICOS

Salientando a importância desse primeiro encontro formativo com os diretores de departamento eleitos ou reeleitos, o reitor da UNEB, José Bites, disse que a proposta da iniciativa é contribuir para a crescente qualificação, democracia e transparência da gestão universitária, em especial quanto à aplicação dos recursos públicos.

“Agradecemos a vinda o secretário Walter Pinheiro, que, em tão pouco tempo na função, já manteve algumas reuniões com a UNEB e com o Fórum de Reitores, demonstrando grande interesse em aproximar a SEC das universidades estaduais”, pontuou também José Bites.

Na presença de todos, o reitor apresentou ao titular da SEC algumas questões que se configuram atualmente como principais “gargalos” na gestão da universidade.

“Precisamos discutir um modelo de autonomia universitária que facilite as decisões e gestão, agilizando os processos internos”, disse Bites.

Entre outros pontos, o reitor destacou também a carência significativa de novos docentes e, principalmente, de técnicos administrativos e técnicos de laboratórios em vários campi. “É urgente realizarmos concurso público e seleção, assim como melhorar a carreira do técnicos universitários, criando critérios de crescimento e avanços na profissão”.

Uma política institucional de permanência de docentes nos campi do interior foi outro pleito do reitor ao secretário, acrescentando a urgência de ser resolvida – de forma legal e definitiva – a questão das passagens intermunicipais para docentes, concessão recentemente interrompida por resolução do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O secretário Walter Pinheiro recebeu, ainda, um documento detalhado dos principais projetos estratégicos da UNEB, que devem contar com a parceria da SEC.

Segundo o assessor especial da Reitoria, Marcius Gomes, entre esses projetos constam as propostas de implantação do Complexo Integrado de Educação em Eunápolis, Ipiaú e Simões filho, da Residência Interdisciplinar Docente para Educação Básica, do Campus Avançado de Lauro de Freitas, do Centro Universitário de Educação do Campo em Conceição do Coité e do Campus Avançado do Subúrbio Ferroviário de Salvador, projetos esses articulados com a educação básica da rede pública.

GESTÃO INOVADORA

Na avaliação da coordenadora do Fórum de Diretores da UNEB, Jacilda Laurindo, a presença do secretário da Educação no encontro evidencia uma maior abertura do diálogo com as universidades estaduais.

“A UNEB precisa de um olhar diferenciado da SEC e do governo do estado, não no sentido de ter privilégios, mas um olhar que considere as peculiaridades da nossa multicampia”, ressaltou Jacilda.

Na primeira apresentação do evento, que teve como tema “Gestão administrativa inovadora na instituição universitária”, a vice-reitora Carla Liane enfatizou a importância do planejamento para o êxito das organizações e das pessoas: “Mas não pode ser um planejamento estático, e sim dinâmico, participativo, dialógico e associado à cultura da avaliação constante”.

Ao falar da dimensão do financiamento e da autonomia universitária, Carla Liane disse que as universidades estaduais precisam propor uma emenda à Constituição Federal que estabeleça o repasse regular de recursos da União para essas instituições de educação superior.

“Temos que assumir também que a UNEB ainda não possui uma expertise na captação de recursos. Temos que rever nossa estrutura de contratos, de convênios, nos aprimorar, para evitarmos devolver recursos por problemas na execução”, pontuou.

De acordo com a vice-reitora, “para qualificarmos a prestação de serviços da universidade, temos que estar abertos a mudanças, embora atentos sempre à nossa missão enquanto universidade inovadora e projetada para o futuro”.

“A relação público-privado ainda é um tabu na universidade. Não podemos fugir à reflexão sobre como deve ser o relacionamento das universidades públicas com as cadeias produtivas. Temas como empreendedorismo e empregabilidade precisam ser discutidos amplamente. E também temos que repensar a relação ensino e aprendizagem para responder às necessidades das novas gerações, oferecendo uma formação cidadã e profissional de qualidade”, defendeu Carla Liane.

Acesse aqui programação completa do encontro.

Fotos: Toni Vasconcelos/Ascom


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: