POR Ascom/Toni Vasconcelos, 16 jun 2016, 14H22

CONSU aprova ampliação de bolsas, novos cursos e concessão de título

Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

O Conselho Universitário (Consu) da UNEB, instância máxima deliberativa da instituição, realizou ontem (15) a segunda sessão ordinária do ano, em Salvador.

Durante o encontro foram aprovados processos relevantes para a comunidade acadêmica, a exemplo da criação do Programa de Bolsas de Pesquisa e Extensão para Estudantes Cotistas, proposto pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (Proaf), e da ampliação das bolsas do Programa de Iniciação Científica (Picin), proposto pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG).

De acordo com o reitor da UNEB, José Bites de Carvalho, as decisões ratificam o esforço empreendido pela Gestão Universitária multicampi para a entrada e manutenção qualificada dos estudantes, para a valorização da pesquisa e da extensão e para o fortalecimento do trabalho científico na universidade.

O Consu também aprovou a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao ex-ministro e ex-governador da Bahia, Waldir Pires. Atualmente vereador de Salvador, ele deverá ser laureado com a honraria em solenidade prevista para o próximo mês de julho. “Waldir é um símbolo da luta democrática no Brasil”, destacou o reitor.

Novas especializações

Os conselheiros também deliberaram favoravelmente à criação de três novos cursos de pós-graduação lato sensu (especialização): em Gestão de Patrimônio Histórico Cultural e Ambiental, a ser ofertado pelo Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus VI, em Caetité; em Educação, Processos Tecnológicos e Práticas Inovadoras, pelo Departamento de Educação (DEDC) do Campus I, em Salvador; e em História, Cultura e Sociedade, pelo DEDC do Campus X, em Teixeira de Freitas

A mesa da sessão foi coordenada pelo reitor da UNEB, José Bites, presidente do Consu, contando com a participação da chefe de Gabinete da Reitoria, Maria Aparecida Porto, da pró-reitora Tania Hetkowski (PPG) e dos presidentes das duas câmaras que compõem o Conselho – Ubiratan Menezes, da Câmara para Assuntos de Legislação e Normas, e Elvina Perpétua, da Câmara para Assuntos de Administração.

No fim da sessão, professor Bites convocou os conselheiros diretores de departamento eleitos ou reeleitos para a cerimônia de posse, que foi realizada ontem (16), no Teatro UNEB, também na capital.

Campanha Consumo Consciente

Antes da reunião, foi lançada a campanha Consumo Consciente UNEB, que em como objetivo sensibilizar toda a comunidade acadêmica sobre a importância e a necessidade de economizar os recursos da instituição.

Além da proposta de sensibilizar a comunidade acadêmica, a campanha visa também dar cumprimento ao Decreto Estadual 16.417/2015, que determina a redução de 10% do consumo de água e energia elétrica para órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, tendo como base o período entre os meses de fevereiro e julho de 2015 para o cálculo das reduções.

A apresentação da iniciativa no Consu foi realizada pela equipe técnica da Assessoria de Comunicação (Ascom) e da Pró-Reitoria de Administração (Proad) da UNEB. A campanha é também promovida pela Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP).


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem:

Comentrios no so permitidos.