POR Ascom / Danilo Oliveira, 18 mai 2016, 09H30

Membros da Gestão Universitária são empossados em cerimônia na Reitoria

Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

A Reitoria da UNEB realizou, na última sexta-feira (13), a cerimônia de posse simbólica de novos membros da Gestão Universitária no Campus I, em Salvador.

Foram empossados os pró-reitores de Ações Afirmativas (Proaf), Wilson Mattos, e de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Tânia Hetkowski, o secretário especial de Articulação Interinstitucional (Seai), Jairo Sá, e a gerente de Gestão de Currículo Acadêmico da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), Raquel Aparecida Souza.

Também tomaram posse o coordenador geral da Gestão Administrativa Provisória do Campus I, Rodrigo Sales, e os membros do Conselho Deliberativo Provisório da Gestão Administrativa Provisória do campus.

Gestão administrativa do Campus I

Em 2016, a Reitoria da UNEB emitiu a Portaria 494 com a finalidade de instituir uma Gestão Administrativa Provisória para o Campus I da instituição, em Salvador.

A iniciativa tem como objetivo proporcionar o planejamento, o gerenciamento, a execução e o acompanhamento das atividades administrativas realizadas pelas diversas unidades acadêmicas da unidade, para garantia do desenvolvimento qualificado do ensino, da pesquisa e da extensão.

Como desdobramento da portaria, foram empossados o coordenador geral e os membros do conselho que vai deliberar sobre as ações que serão empreendidas no Campus I.

O grupo deliberativo conta com os diretores e representantes dos Departamentos de Educação (DEDC), de Ciências Humanas (DCH), de Ciências Exatas e da Terra (DCET) e de Ciências da Vida (DCV), da capital, e da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead).

Planejamento e reorganização

De acordo com o reitor da UNEB, José Bites de Carvalho, a Gestão Universitária intensificou os esforços para reorganizar os espaços físicos no Campus I desde 2014, após constatação da inexistência de regulamentação específica destinada à organização e administração da unidade.

“Precisamos ocupar melhor os espaços do Campus I, implementando processos de reorganização das estruturas para as atividades acadêmicas. E, para isso, vamos contar com colaborações de todos os agentes envolvidos”, destacou professor Bites.

Para a vice-reitora da UNEB, Carla Liane, a proposta de qualificar a gestão administrativa do Campus I consiste em pôr em prática o projeto de uma “instituição mais solidária, que atenda aos princípios da cooperação”.

Ciente da responsabilidade assumida, o coordenador Rodrigo Sales reforça que o desafio é maior do que apenas gerenciar os espaços físicos e as áreas de convivência: “Vamos trabalhar com o apoio dos Departamentos para garantir a articulação entre eles, para a unificação de procedimentos e para reorganização das áreas comuns”.

O Campus I da UNEB, em Salvador, é o único, entre os 24 da instituição, que possui quatro Departamentos. As estruturas acadêmicas possuem autonomia administrativa e a proposta é que o gerenciamento dos espaços de convivência passe a contar com regulamentação.

Posse de novos gestores

Com a atribuição de fortalecer as ações promovidas pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (Proaf), criada em 2014, Wilson Mattos acredita que este é o momento de instituir os marcos institucionais e acadêmicos para garantir a continuidade das iniciativas.

“Planejamos criar um banco de dados, que extrapole apenas as notas ou performances dos estudantes, sobre as ações afirmativas na UNEB. Já estamos em processo de organização de uma campanha e um congresso voltado aos estudantes cotistas. Como resultado das ações, vamos começar a discutir o Programa de Acesso e Permanência dos Estudantes Cotistas na nossa universidade”, explicou Wilson.

Para a nova pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Tânia Hetkowski, a universidade necessita passar por um processo de institucionalização e regulamentação de uma política de pós-graduação, para garantir melhores avaliações e a ampliação dos seus programas.

Também simbolicamente empossado na mesma cerimônia, o Secretário especial de Articulação Interinstitucional (Seai), Jairo Sá, salientou que irá trabalhar em prol do desenvolvimento institucional da UNEB: “A responsabilidade é de fazer política em defesa da nossa instituição, nos relacionando com todo e qualquer governo”.

Todos os novos gestores foram parabenizados pelo reitor e pela vice-reitora, que registraram os seus votos de confiança no trabalho a ser desenvolvido junto aos seus setores.

As posses foram simbólicas em virtude da publicação de portarias no Diário Oficial do Estado da Bahia (DOE-BA) em datas anteriores à realização da cerimônia.


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem:

Comentrios no so permitidos.