POR Ascom / Danilo Oliveira, 02 mai 2016, 14H59

UNEB disponibiliza longas e curtas-metragens no YouTube

ceec_DINúcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

Com a proposta de ampliar o acesso aos saberes produzidos pela comunidade acadêmica, o Centro de Estudos Euclydes da Cunha (Ceec), órgão suplementar da UNEB, disponibiliza todo o seu acervo audiovisual pelo YouTube.

No canal do Ceec na rede social, já estão disponíveis três longas metragens: Vaqueiros – Canudos; Feminino Cangaço; e Três Vezes Canudos. Os curtas Várzea da Ema – Terra do Bem Querer; e Nova Redenção – A Terra do Poço Azul podem também serem assistidos gratuitamente.

“Filmados entre os anos de 2008 e 2015, os filmes reportam a cultura e a história do sertão baiano e também da cidade de Nova Redenção, na Chapada Diamantina. Os principais protagonistas destas obras são sempre os moradores de cada lugar, que reconstituindo suas vivências pessoais e coletivas nos permitem recriar a memória social de uma época”, explica o coordenador do centro, Manoel Neto.

O pesquisador salienta que todos os projetos foram realizados com recursos institucionais e com o apoio de parceiros como a Diretoria de Imagens e Multimeios (Dimas), da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), e a Prefeitura de Nova Redenção.

Manoel Neto reconhece ainda o papel “dinamizador e multiplicador” das redes sociais e avalia que essas características devem auxiliar o Ceec “universalizando a produção do conhecimento e fazendo reconhecida a capacidade acadêmica de realizar a tarefa social da democratização do saber”.

A oferta dos filmes vai integrar uma iniciativa que deve tornar público todo o acervo documental sob a guarda do Ceec, que inclui documentos impressos, manuscritos, fonográficos e icononográficos.

Informações: Ceec/UNEB – tel. (71) 3321-5081 ou e-mail ceec@uneb.br.


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: