POR Ascom/Toni Vasconcelos, 26 abr 2016, 16H07

Universidades estaduais firmam convênio histórico de mobilidade estudantil

Toni Vasconcelos
Núcleo de Comunicação
Assessoria de Comunicação

di

Iniciativa do Fórum de Reitores das quatro instituições, acordo beneficia discentes de graduação. Fotos: Toni Vasconcelos/Ascom

As quatro universidades estaduais da Bahia (Ueba) assinaram um convênio que seguramente vai marcar a história da educação superior pública no estado.

O acordo vai viabilizar a mobilidade estudantil entre essas instituições, beneficiando os discentes dos cursos de graduação.

A parceria foi firmada em encontro do Fórum de Reitores das Ueba realizado na Reitoria da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, no último dia 12.

Segundo os termos do convênio, a mobilidade estudantil visa promover o acesso do estudante à diversidade da cultura acadêmica das universidades conveniadas, favorecendo a ampliação de sua vivência sociocultural e oportunizando o acesso a componentes curriculares tendentes à integralização curricular.

Entre os objetivos almejados pelas instituições, estão o de diversificar a aprendizagem e a formação dos discentes, ampliar a percepção e os processos de construção do conhecimento e permitir aos graduandos em trânsito a possibilidade de integralização do currículo.

De acordo com a pró-reitora de Graduação (Prograd) da UNEB, Kathia Marise, os estudos efetivados pelo convênio de mobilidade estudantil não podem exceder 20% da carga horária total do curso.

“O estudante pode cursar, por exemplo, até dois semestres integrais, em mobilidade. Ou optar por cursar componentes curriculares separadamente, até completar 20% da carga horária do seu curso”, explicou a pró-reitora.

di_2

Pró-reitores de Graduação das universidades baianas se empenharam na concretização dessa histórica parceria

Na avaliação reitor da UNEB, José Bites, esse convênio foi um passo fundamental dado pelo Fórum de Reitores no sentido de as Ueba avançarem em outros projetos estratégicos em comum.

“Podemos desenvolver programas de parceria nas áreas de pós-graduação, de pesquisa, de fortalecimento dos campi e de modernização de gestão”, disse o reitor.

Anfitriã do encontro, a reitora da Uesc, Adélia Pinheiro, presidente do Fórum de Reitores, agradeceu os esforços dos pró-reitores de graduação, assessores e demais membros das comunidades acadêmicas das quatro universidades pela concretização desse histórico acordo de cooperação.

“Além de enriquecer o percurso formativo dos nossos estudantes, esse convênio é um marco de reconhecimento das nossas universidades como instituições coirmãs, que devem, por isso mesmo, se apoiarem”, salientou a reitora.

Representando a UNEB na assinatura do convênio, além do reitor e da pró-reitora da Prograd, participou também o coordenador da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead), Jader Albuquerque.

Acesse aqui íntegra do convênio de mobilidade estudantil



Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: