POR Ascom / Danilo Oliveira, 23 mar 2016, 15H05

Professoras lançam livro no Campus I sobre experiências docentes no Pibid

Elvis Cássio
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de comunicação

DI_DH4

Gestores da universidade participaram do lançamento. Fotos: Cindi Rios e Toni Vasconcelos/Ascom

A Editora da UNEB (EdUNEB), realizou o lançamento do livro Da Iniciação à Docência: ressignficando a prática docente, na tarde da última sexta-feira (18), no Hall da Reitoria da instituição, no Campus I, em Salvador.

post-pibid2

Professores que colaboraram com o livro apresentaram diversas publicações acadêmicas

A publicação, organizada pelas professoras da universidade Ana Lúcia Gomes, Camila Figueiredo e Márcea Sales, é resultado das experiências de docentes, em diferentes momentos de suas trajetórias formativas, e conta com o apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da UNEB.

Na abertura do evento, o reitor da UNEB, José Bites de Carvalho, parabenizou as autoras e destacou que o Pibid é um importante instrumento para a efetiva articulação com a educação básica e para a qualificação da prática docente.

“Esta publicação mostra que o processo pedagógico proposto pelo programa fortalece a educação básica e universitária. É sempre importante valorizarmos a divulgação do trabalho desenvolvido por nossos professores e a produção científica da UNEB”, ressaltou Bites.

Importância do livro

Coordenadora do Pibid na UNEB e organizadora do livro, Camila Figueiredo salientou os reflexos das iniciativas do programa para as licenciaturas da universidade.

“O trabalho no Pibid visa inserir, estimular nossos estudantes e fomentar experiências metodológicas de práticas docentes, para a valorização dos futuros professores e para a qualificação da educação básica”, afirmou a gestora.

post-pibid1

Professores, técnicos administrativos e estudantes prestigiaram o lançamento do livro

A vice-reitora da universidade, Carla Liane, destacou que o programa possui um papel estratégico para o desenvolvendo da base curricular dos novos professores e da multidisciplinaridade nos cursos da instituição.

O evento contou também com a presença da pró-reitora de Ensino e Graduação (Prograd), Kátia Marise, da Diretora da EdUNEB, Sandra Regina Soares, e do coordenador do Pibid na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), João Danilo Oliveira.

Para a estudante do oitavo semestre do curso de Pedagogia Marta Graziela, participar do programa permite aos discentes experimentar o novo: “As atividades qualificam o nosso aprendizado teórico e prático, permitindo observar novas experiências e aprendizagens para a formação docente”.

A programação do lançamento contou ainda com sessão de autógrafos com as coordenadoras do livro, apresentação de artigos produzidos pelos colaboradores da publicação, apresentação da banda Muddy Town e a interpretação da história “Um homem sem sorte”, feita pela professora da Uefs, Luciene Souza.

O livro Da Iniciação á Docência: ressignficando a prática docente é composto por 30 eixos temáticos, escritos por 67 autores entre coordenadores de área dos subprojetos do Pibid, professores-supervisores das escolas de educação básica e bolsistas de iniciação à docência (ID). A publicação é o terceiro lançamento do selo Universalis, da EdUNEB.

Confira mais fotos do evento no Flickr da UNEB.


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: