POR Ascom / Danilo Oliveira, 17 mar 2016, 17H24

Políticas institucionais para pós-graduação tematizam evento no Campus XI

Núcleo de Jornalismo*
Assessoria de Comunicação

serrinha_di

Seminário reuniu gestores, pesquisadores, professores, estudantes e técnicos administrativos

A implantação de cursos de mestrado e doutorado no Departamento de Educação (DEDC) do Campus XI da UNEB, em Serrinha, estiveram em pauta nos dias 3 e 4 de março, durante seminário realizado na unidade.

O evento teve como tema As políticas institucionais de internacionalização e interiorização da pós-graduação stricto sensu na UNEB e reuniu gestores, pesquisadores, professores, estudantes e técnicos administrativos.

Atualmente, a universidade elabora os projetos do Mestrado Profissional em Interlocução Educativa e Social e do Doutorado em Desenvolvimento Humano, ambos para oferta no Campus XI, em parceria com Universidade de Coimbra (UC), por meio de convênio já firmado de cooperação técnico-científica.

Pesquisador da UC, Eduardo João Ribeiro foi destaque da programação do seminário e ministrou, no dia 4 de março, palestra sobre o tema O Desenvolvimento Humano e Social: intervenções emergentes.

Durante a apresentação, o palestrante destacou que o bem-estar de uma sociedade não pode ser apenas avaliado pelos recursos financeiros, e que o desenvolvimento humano deve estar alinhado diretamente à ampliação da oferta de oportunidades para que os indivíduos sejam capazes de manifestar suas capacidades.

O pesquisador ressaltou a importância da articulação institucional para o desenvolvimento do projeto de implantação das pós-graduações stricto sensu no interior da Bahia e considerou o momento como “histórico” para a educação superior baiana.

Referência para a Região do Sisal

O seminário contou também com a participação da vice-reitora da UNEB, Carla Liane. A gestora avaliou que a implantação das pós-graduações representa um importante momento para o exercício da multicampia e para o fortalecimento da pesquisa no interior do estado.

“Essa parceria com a Universidade de Coimbra responde aos objetivos colocados no projeto de gestão. Com certeza, com a aprovação dessa proposta inédita de cooperação internacional, o DEDC de serrinha será uma referência para a Região do Sisal e para toda a UNEB”, salientou professora Carla.

Participaram do evento a secretária especial de Relações Internacionais (Serint) da UNEB, Jardelina Nascimento, a diretora do DEDC do Campus XI, Elivânia Reis, o gerente de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Hugo Saba, a secretária municipal de Educação, Gelcivania Mota Silva, a gestora de projetos do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal), Milena Moraes, e o diretor acadêmico do IF Baiano, Davi da Costa.

A presidente da comissão responsável pela elaboração do projeto de mestrado e doutorado em parceria com a Universidade de Coimbra, Sandra Célia, e a coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupe) do DEDC, Lícia Barbosa, também estiveram presentes.

O evento, articulado entre a UNEB, por meio da PPG, da Serint, e a Universidade de Coimbra (UC), foi coordenado pelo Nupe da unidade.

Com informações da professora Ivonete Barreto de Amorim e do Núcleo de Comunicação/DEDC – Campus XI.


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: