POR Ascom / Danilo Oliveira, 16 mar 2016, 16H02

Fórum de Pós-Graduação da UNEB divulga carta sobre fechamento dos portões

DE: Coordenadores dos Programas de Pós-graduação – UNEB
PARA: COMUNIDADE ACADÊMICA

É de conhecimento público que os técnicos administrativos da UNEB aderiram à paralisação Nacional da Educação nos dias 15, 16 e 17 de março. Reiteramos o absoluto respeito, consideração e solidariedade aos técnicos em suas lutas e em seu direito de organização e manifestação, entretanto, o fechamento dos portões, impedindo a realização das atividades de ensino e pesquisa na UNEB implica em prejuízos irreparáveis para os Programas de Pós-graduação, pelos motivos abaixo relacionados:

a) Os Programas de Pós-Graduação estão submetidos a um sistema nacional de avaliação – Programa SUCUPIRA/CAPES, alguns programas, inclusive, estão em processo de fechamento de avaliação do quadriênio, quando será definida a nota dos programas;

b) O cronograma de funcionamento dos Programas está vinculado ao período de janeiro a dezembro, nele compreendendo as atividades que a Sucupira CAPES registra para avaliação, bem como a realização de bancas – defesa e qualificação -, com agendamento prévio com convidados de outras instituições do estado e do país. Além disso, vários programas estão realizando nesse período seleção para aluno regular e especial e também matrículas dos alunos regulares.

c) A CAPES exige que os Programas de Pós-Graduação funcionem organicamente, ou seja, não podem desarticular suas partes ou dimensões sob pena de inviabilizar o funcionamento do todo;

d) As atividades diretamente vinculadas à formação do discente convergem para o desenvolvimento e conclusão, dentro de um prazo previamente determinado, de um trabalho de pesquisa, contabilizado como produção intelectual do discente na SUCUPIRA/CAPES.

e) A UNEB mantém convênio, por meio de Edital CAPES, com outras IES para ministrarem doutorado para os docentes dessa Instituição, chamados DINTER, os quais envolvem a vinda de docentes de outras IES para ministrar aulas na UNEB. O adiamento das atividades desses convênios pode, inclusive, inviabilizá-los, prejudicando os docentes da UNEB que estão se qualificando e a própria instituição.

d) A UNEB mantém convênio, por meio de Cooperação Técnica e Acadêmica, com Universidades Brasileiras e Internacionais para realizarem missões de estudo com docentes e discentes dessa Instituição, os quais envolvem a vinda de docentes de outras IES para ministrar aulas na UNEB. O adiamento das atividades desses convênios pode, inclusive, inviabilizá-los, prejudicando os docentes e discentes da UNEB que estão se qualificando e a própria instituição.

Além de todos os itens aqui especificados, chamamos atenção de toda comunidade acadêmica da importância da Pós-Graduação na Universidade Pública, tendo em vista que os Programas de Pós-graduação são fundamentais para que uma instituição de ensino superior seja classificada como Universidade.

Reafirmamos nossa solidariedade aos companheiros técnicos administrativos, mas SEM PREJUÍZOS ao bom funcionamento da Universidade do Estado da Bahia, SOBRETUDO das atividades dos Programas de Pós-Graduação.

Doutorado Multi-Institucional Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento
Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade
Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens
Programa de Pós-graduação em Química Aplicada
Programa de Pós-graduação em História Regional e Local
Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
Programa de Pós-Graduação em Horticultura Irrigada
Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos
Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal
Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental
Mestrado Profissional em Educação e Diversidade
Mestrado Profissional em Letras
Mestrado Profissional Gestão e Tecnologia Aplicada à Educação
Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos
Mestrado Profissional em Física
Mestrado Profissional em História
Programa de Pós-Graduação em História, Cultura e Práticas Sociais


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