POR Ascom / Danilo Oliveira, 09 mar 2016, 20H07

Gestec e PPGEduC: Política Educacional Brasileira é tema de aula inaugural

Danilo Cordeiro
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

DI_DH_Mesa1

Gestores discutiram desafios nacionais e da UNEB para o fortalecimento da pós-graduação. Fotos: Juliana Cardoso/Ascom

Cerca de 450 estudantes, professores e servidores da Universidade do Estado da Bahia prestigiaram a aula inaugural dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc) e Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (Gestec), durante a manhã de ontem (8), no Teatro UNEB, no Campus I da universidade, em Salvador.

publico_post

A comunidade lotou o Teatro UNEB para participar da atividade inaugural dos programas no semestre letivo 2016.1

O evento contou com a presença da presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Andréa Gouveia (foto home), que ministrou a palestra Política Educacional Brasileira: desafios estratégicos da ANPEd.

“Há uma disputa entre a política acadêmica e a própria política educacional. É muito difícil construir uma pesquisa, quando é necessário lidar com submissão a edital e corte de execução orçamentária e, ao mesmo tempo, ainda ter que refletir e construir o seu projeto. O estudante tem que conviver entre o tempo da política e da ciência”, avaliou a palestrante.

A pesquisadora frisou ainda que a ANPEd tem um importante papel na defesa da democracia e da educação pública, salientando que a instituição foi criada no meio do regime militar.

Fortalecimento da Pesquisa e da Pós-Graduação

O reitor da UNEB, José Bites de Carvalho, presidiu a mesa de abertura do evento e elogiou o trabalho desenvolvidos pelos programas de pós-graduação.

post_reitor1

O reitor, além ressaltar a importância dos programas, apresentou iniciativas da gestão para fortalecimento da pós

“O PPGEduC é o programa matriz da UNEB. Foi o nosso primeiro doutorado e possibilitou a universidade formar 750 doutores até o presente. Esse programa contribuiu – e continua contribuindo muito – para a qualificação da pesquisa e da pós-graduação. Assim como faz o PPGEduC, o Gestec também colabora com a gestão da universidade no processo de qualificação dos nossos profissionais”, lembrou o gestor.

De acordo com o reitor, a UNEB precisa continuar investindo na consolidação e ampliação dos programas de pós-graduação nos vários campi da instituição.

“Temos que fortalecer cada vez mais nossos programas, para que avancem no conceito da Capes/MEC. E também caminhar para a consolidação dos programas nos campi do interior, atendendo as demandas da sociedade”, destacou o professor José Bites, antecipando que a pós-graduação no Campus I passará por uma reestruturação profunda e que o início deste processo será a transferência dos programas do Departamento de Educação (DEDC), na capital, para o prédio do PPGEduC.

O reitor aproveitou a data – em que se comemora o Dia Internacional da Mulher – para parabenizar todas as mulheres da universidade, estudantes, professoras, funcionárias e gestoras: “A UNEB é feminina por excelência”.

Representante das gestoras da universidade, a vice-reitora Carla Liane deu as boas-vindas aos integrantes dos programas e salientou a necessidade do registro da trajetória histórica de luta das mulheres. “Esta data nos convoca para uma reflexão sobre o quanto já conquistamos, mas, ao mesmo tempo, sobre também o quanto de espaço temos que ocupar na direção da conquista de direitos e do reconhecimento da mulher”

Ambiente de interação e troca de experiências

Ao lado do reitor, compuseram a mesa de abertura do evento o diretor do DEDC, Valdélio Silva, a diretora da Editora da UNEB (EdUNEB), Sandra Soares, e os pró-reitores de Ensino de Graduação (Prograd) e de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), Káthia Marise e Atson Fernandes, respectivamente.

O coordenador do PPGEduC, professor Cesar Leiro, destacou que a parceira entre os dois programas para realização do evento é também simbólica e reflete o espírito de união e fortalecimento das trocas dentro da pós-graduação na instituição.

A avaliação foi endossada pelo coordenador do Gestec, André Ricardo Magalhães, que desejou também boas-vindas aos novos aprovados e os já integrados aos programas.

kleber_post

O servidor Kleber Monteiro é mestrando do Gestec e busca auxílio em sua formação acadêmica e qualificação profissional

Servidor da universidade, Kleber Monteiro decidiu ingressar em um mestrado profissional para que tivesse auxílio em sua formação acadêmica e para qualificação do trabalho que desenvolve, e assim escolheu o Gestec. “Temos a possibilidade de desenvolvermos projetos de pesquisa que tenham implicação no próprio trabalho desenvolvido na gestão da universidade. E assim, qualificamos os serviços da própria instituição”, explicou o discente.

Integrante do extenso grupo de egressos do mestrado do PPGEduC, Patrícia Júlia Coelho, fez questão de participar do evento, promover trocas durante a atividade e avaliou que nele houve uma rica discussão sobre a educação baiana.

A programação da iniciativa contou também com a apresentação musical do grupo Canastra.

Confira mais fotos do evento no Flickr da UNEB.


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: