POR Ascom / Danilo Oliveira, 06 mar 2016, 15H57

Vestibular 2016: UNEB realiza 1º dia de provas na capital e no interior do estado

Danilo Cordeiro
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

di_vestibular-1

Gestores da universidade visitam escolas da capital no primeiro dia de provas do processo seletivo. Fotos: Cindi Rios/Ascom

A UNEB concluiu o primeiro dia de provas do Vestibular 2016, no início da tarde deste domingo (6). Participante do processo seletivo, a estudante Josiane Barbosa, 20 anos, mostrou tranquilidade após a realização dos exames e afirmou que está ainda mais confiante para a conquista de uma vaga no curso de Pedagogia, em Salvador.

corpo_vestibular_josiane

A estudante Josiane Barbosa decidiu concorrer a uma vaga na UNEB por conta da credibilidade da instituição

“As questões da prova foram bem elaboradas e estavam compreensíveis. Foi bem tranquilo”, afirmou, destacando que a escolha por pleitear uma oportunidade de estudar na instituição teve como principal motivação a “credibilidade e o respeito que a UNEB tem. Além disso, já soube que os professores são muito qualificados”.

De acordo com o Centro de Processo Seletivo (CPS) da universidade, foram realizadas provas em 28 estabelecimentos da capital e em 63 do interior do estado.

Assim como Josiane, outros 28.932 candidatos participaram deste primeiro dia de provas. O índice de abstenção registrado foi de 25,30% (9.799), porcentagem semelhante a total do último ano (22,36%).

Hoje foram aplicadas as provas de língua portuguesa (incluindo literatura brasileira), língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) e ciências humanas (história, geografia e atualidades), além da redação. Os candidatos tiveram 4h30 para concluir os exames e só puderam deixar os estabelecimentos após às 10h.

O candidato Edson Júnior concorre a uma vaga no curso de História, em Salvador, e comemorou o tema da redação

O candidato Edson Júnior concorre a uma vaga no curso de História, em Salvador, e comemorou o tema da redação

Na redação deste ano, os participantes do certame foram convocados a refletir sobre “a necessidade ou não de se criarem cotas para as mulheres no mercado de trabalho brasileiro”.

O tema foi comemorado pelo estudante Edson Júnior, 19 anos, que concorre a uma vaga no curso de História, na capital. Ele avaliou que a proposta foi semelhante à do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e ressaltou que acredita ser importante sempre discutir iniciativas de empoderamento feminino nas diversas esferas sociais.

Gestores acompanham aplicações das provas

O reitor da UNEB, José Bites de Carvalho, acompanhado pela vice-reitora, Carla Liane, e pelo assessor do gabinete da Reitoria, Antônio José, visitaram os Colégios Estaduais Paulo Américo de Oliveira, no bairro do Bonfim, Dona Leonor Calmon, no bairro de Cajazeiras, e Praia grande, em Periperi, durante a manhã deste primeiro dia de provas, em Salvador.

corpo_vestibular_Bites

O reitor apresentou iniciativas de aproximação entre as ações da UNEB, a Cidade Baixa e o Subúrbio Ferroviário

Segundo o reitor, a universidade tem um número expressivo de candidatos da região da Cidade Baixa e também Subúrbio Ferroviário da capital no vestibular, local no qual a instituição estuda a implantação de um Campus Avançado.

“Estamos buscando alternativas para permanecer nessa área. Aqui pretendemos ofertar cursos e promover outras atividades acadêmicas e formativas”, explicou o gestor, salientando que já existe também uma proposta para a instalação de um Núcleo de Educação à Distância (EaD) da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na região, com a sugestão de oferta de 11 cursos de graduação e cinco de pós-graduação, que ainda aguardam aprovação da Capes.

Outra importante iniciativa da UNEB, esta na Cidade Baixa, é a transferência da Administração Central da universidade para o bairro da Calçada. “Essa confirmação se deu através de um documento do governo da Bahia, no mês de fevereiro, confirmando que o prédio da antiga Petrobras seria cedido para a instalação de setores administrativos da UNEB. E estamos agora em um processo de análise técnica desse espaço”, esclareceu.

corpo_vestibular_Carla

Carla Liane: "Nossa expectativa é de incluir, cada vez mais, parcelas significativas da população na Educação Superior"

Após visitar salas onde as provas estavam sendo realizadas, a vice-reitora da universidade, Carla Liane, destacou os esforços da Gestão Universitária multicampi da instituição para o fortalecimento também do ingresso via o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), nos campi da capital e do interior da Bahia.

“A nossa expectativa é de incluir, cada vez mais, parcelas significativas da nossa população na Educação Superior. Ter mais de 38 mil inscritos no nosso vestibular é um sinal bastante positivo, e nos aponta que sociedade tem demandado esse processo de inclusão. A nossa instituição está de braços abertos para recebê-los”, destacou a gestora.

Para a diretora do Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira, Telma Dourado, a visita do reitor ratifica o interesse institucional da UNEB em se integrar à comunidade da Cidade Baixa e buscar contribuir para o desenvolvimento local.

corpo_vestibular_Telma_diretora

Para Telma Dourado, visita do reitor ratifica o interesse institucional em integrar a comunidade

“Encontrá-lo aqui é muito satisfatório para a comunidade. É muito importante que ele veja de perto o nosso trabalho e para as pessoas se sentam valorizadas por uma instituição como essa. Nossos alunos vão se sentir ainda mais estimulados após essa visita”, ressaltou a diretora.

Provas seguem nesta segunda (7)

Nesta segunda-feira (7), serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia), com duração máxima de 4h, conforme estabelece o edital de convocação para os exames.

Para o segundo dia do certame, o CPS reforça as orientações já divulgadas aos candidatos: comparecer aos estabelecimentos munidos de documento de identificação original (o mesmo utilizado na efetivação da inscrição) e não utilizar telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos, conforme prevê o edital.

No Vestibular UNEB 2016, 38.732 candidatos concorrem a 2.974 vagas oferecidas pela universidade, distribuídas em mais de 109 opções de cursos de graduação presenciais, ofertadas nos campi de Salvador e em outras 23 cidades baianas.

Entre os cursos mais concorridos em Salvador estão Medicina (500 candidatos/vaga), Nutrição (74 candidatos/vaga) e Fisioterapia (57 candidatos/vaga).

Já no interior, a procura maior foi pelos cursos de Direito oferecidos nos campi de Camaçari (51 candidatos/vaga) e Juazeiro (39 candidatos/vaga), e pela graduação em Enfermagem ofertada em Guanambi (28 candidatos/vaga).

Por motivo de segurança, os gabaritos das provas dos dois dias do concurso serão divulgados somente no dia 9 de março. O resultado final do Vestibular 2016 deverá ser divulgado a partir do dia 20 de abril.


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: