POR Ascom/Toni Vasconcelos, 16 fev 2016, 13H09

Estudantes de Direito do Campus XIX promovem Semana do Calouro

Toni Vasconcelos
Núcleo de Comunicação
Assessoria de Comunicação

di_camacari

Reitor José Bites destacou que a gestão vem ampliando os recursos aos departamentos para fomento interno

Iniciativa do Diretório Acadêmico Cosme de Farias, teve início ontem (15) a Semana do Calouro dos estudantes do curso de Direito do campus XIX da UNEB, em Camaçari.

Abordando o tema “Direito é o que você quer? Politize-se, transforme-se, (des)construa”, a ação se estende até a próxima sexta-feira (19) , com variada programação.

Para compor a mesa de abertura do evento foram convidados o reitor José Bites, a pró-reitora de Graduação (Prograd), Kathia Sales, e a diretora do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do campus, Márcia Cerqueira.

Também participaram da solenidade o vice-governador do estado, João Leão, e o prefeito de Camaçari, Ademar Delgado, além de muitos discentes, docentes e técnicos do departamento.

Em sua fala, o reitor reforçou os princípios da transparência, democracia e otimização no uso dos recursos públicos que marcam a atual gestão da UNEB, apresentando dados atualizados acerca do orçamento da instituição,  com os valores destinados a cada área, setor e atividade desenvolvida.

“A descentralização e democratização das decisões e recursos e o repasse integral de verbas para os 29 departamentos da UNEB são prioridades absolutas em nossa administração”, disse o gestor.

Professor Bites destacou que a gestão vem ampliando o volume de recursos aos departamentos, para destinação, em especial, ao fomento interno do ensino, pesquisa, extensão, políticas afirmativas e assistência estudantil em cada unidade.

O reitor aproveitou a sessão para pedir aos estudantes e a toda a comunidade acadêmica o envolvimento na campanha nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, a #ZikaZero, da qual a UNEB está participando.

A universidade vai lançar, em breve, o edital Todos contra o Aedes: Aedes zero na casa e na vizinhança, de apoio à realização de projetos de extensão universitária que resultem em ações de enfrentamento à proliferação do mosquito e suas consequências nos 24 campi.

A pró-reitora Kathia Sales (Prograd) parabenizou os discentes e docentes do curso de Direito pela recente conquista do Selo de Qualidade OAB Recomenda, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Externando um relevante anseio da comunidade acadêmica do departamento, a diretora Márcia Cerqueira solicitou ao vice-governador maior empenho do governo do estado no sentido de sensibilizar os deputados estaduais para que aprovem, com celeridade, o projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia que assegura a doação definitiva do terreno onde está instalado o Campus XIX – pertencente a um órgão do governo – para a UNEB.

A presidente do D.A. Cosme de Farias, Isabela Souza, e outros estudantes aproveitaram a presença do vice-governador e do prefeito municipal para reivindicar-lhes melhorias na segurança pública nos logradouros próximos ao campus e no transporte público utilizado pela comunidade universitária.

Fotos: Toni Vasconcelos/Ascom


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: