POR Ascom/Wania Dias, 25 nov 2015, 14H52

Parfor/UNEB implanta brinquedoteca do curso de Pedagogia em Lauro de Freitas

Elvis Cássio
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

x

A brinquedoteca é fruto de recurso disponibilizado pelo Parfor em agosto deste ano. Fotos: Cindi Rios/Ascom

A UNEB inaugurou, no último dia 23, a Brinquedoteca Cora Coralina, do curso fora de sede de Pedagogia da UNEB, ofertado no Polo Universitário Santo Amaro de Ipitanga (Pusai), no município de Lauro de Freitas.

x

Maria Helena, ladeada por discentes de Pedagogia, destacou que brincando a criança descobre as suas potencialidades

O novo equipamento é fruto de recurso disponibilizado pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), do Ministério da Educação (MEC), que, em agosto deste ano, contemplou com kits para montagem de brinquedotecas, 13 departamentos da Universidade que ofertam cursos presenciais de Pedagogia vinculados ao Plano.

A iniciativa, que teve investimento total de R$ 272.774,97, foi encaminhada junto a Secretaria Especial de Licitações, Contratos e Convênios (SELCC) da UNEB.

A coordenadora Geral do Parfor na UNEB, professora Hilda Ferreira, apontou a importância da brinquedoteca como laboratório de ensino para os estudantes da universidade.

“Esse é um importante ambiente de aprendizado que qualifica ainda mais a formação de professores da educação básica”, destacou Hilda.

A implantação das brinquedotecas atende ainda a necessidade de um espaço voltado para a ludicidade, onde as crianças possam exercer o seu direito de brincar, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Brinquedoteca Cora Coralina

x

A brinquedoteca vai atender diariamente cerca de 50 crianças da rede municipal de Lauro de Freitas

A brinquedoteca vai atender diariamente cerca de 50 crianças da rede municipal de Lauro de Freitas, entre os turnos matutino e vespertino. O espaço funcionará de segunda a sexta e contará com contação de histórias, oficinas, rodas de conversas, além de jogos educativos.

Para coordenadora do curso fora de sede de Pedagogia do Pusai, professora Maria Helena Amorim, é por meio da brincadeira que a criança se relaciona com o mundo e descobre as suas potencialidades.

“A brinquedoteca é um espaço lúdico, que permite a socialização da teoria e prática, valorizando o ato de brincar no processo de aprendizagem”, destacou a coordenadora.

Além de gestores da UNEB, a solenidade de inauguração contou a participação de membros da comunidade acadêmica, autoridades políticas, estudantes das escolas municipais de Lauro de Freitas.


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: