POR Ascom/Wania Dias, 25 nov 2015, 13H42

Evento em Serrinha promove debate sobre Base Nacional Curricular Comum

Tamara Fawkes*
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

x

Participaram do evento discentes, docentes, coordenadores e gestores de escolas da rede estadual e municipal de Serrinha e Região


A UNEB, por meio do Campus XI da UNEB, em Serrinha, realizou o V Encontro de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Geografia (EPEESG), nos dias 19 e 20 de novembro, na unidade.

O evento abordou o tema Realidade, contradições e possibilidades e teve como objetivo promover um debate sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com a proposta de identificar e caracterizar todas as áreas que contemplam o documento a partir da compreensão das especificidades e dos pensamentos filosóficos, históricos, geográficos, sociológicos e antropológicos.

A programação do encontro reservou palestras, minicursos e grupos de trabalhos para a análise do BNCC, que contou com a participação de estudantes, professores, pesquisadores, coordenadores e gestores de escolas da rede estadual e municipal de ensino da cidade de Serrinha e Região Sisaleira ligadas à educação.

A palestra de abertura foi proferida pelos professores Jussara Fraga Portugal (UNEB) e Astrogildo Luiz de França (UERJ).

A professora Jussara Portugal afirmou que esse evento é uma importante iniciativa no âmbito da formação de professores de geografia. “É um privilégio participar da trajetória da construção desse documento”, afirmou a docente, lembrando que o BNCC se encontra em fase de análise e apreciação pública no Portal do MEC.

O professor Astrogildo França salientou a importância e a necessidade de debater a BNCC uma vez que profundos impactos afetarão as escolas e as universidades dentro do cenário das políticas educacionais e diretamente nos currículos da Educação Básica e da formação de professores no Brasil.

Segundo o professor Jean Santos, um dos membros coordenadores do evento, o encontro teve impacto significativo junto aos participantes do evento.

“Presenciamos momentos de ricas reflexões e proposições acerca da versão preliminar da BNCC. Os participantes iniciaram a análise da BNCC a partir das áreas do conhecimento e voltarão a se reunir no próximo dia 14 de dezembro para a sistematização do documento final”, informou o professor.

Participaram do evento representantes das secretarias municipais de Educação do Território do Sisal, do Núcleo Regional de Educação (NRE 04), de sindicatos da região, do Centro de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais (Capene/Serrinha), e das escolas municipais e estaduais parceiras.


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: