POR Ascom/Wania Dias, 07 out 2015, 16H52

UNEB desenvolve mídia híbrida para tratar Transtorno do Déficit de Atenção

Danilo Cordeiro
Assessoria de Comunicação
Núcleo de Jornalismo

Avaliar e estimular crianças que tem diagnóstico ou indicação do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Esse é o objetivo de um projeto de pesquisa que está sendo desenvolvido pelo grupo de pesquisa Comunidades Virtuais, do Departamento de Educação (DEDC) do Campus I da UNEB, em Salvador.

O projeto, intitulado Gamebook, se constitui em uma mídia híbrida com elementos que misturam games e aplicativo book (livro com narrativa interativa), que tem por finalidade potencializar as funções executivas como memória de trabalho, planejamento, flexibilidade cognitiva, atenção sustentada, monitoramento e controle em crianças com ou sem indicação de TDAH, na faixa etária de 8 a 12 anos.

“O projeto foi todo desenvolvido através de uma metodologia colaborativa, com o apoio de profissionais e especialistas da área”, explicou a coordenadora do projeto, professora Lynn Alves.

No aplicativo, o leitor-jogador vai ser convidado a imergir pelo no universo da Floresta Amazônica, onde vai encontrar os Guardiões da Floresta, que são representados pelo Lobisomem, o Saci Pererê, a Iara, entre outros, que se juntam ao personagem da ferramenta, Lyu, e travam a batalha contra uma fábrica responsável pela devastação da floresta. O leitor-jogador vai ser desafiado a solucionar problemas que irão exigir o treino das funções executivas.

A pesquisa, que teve início no ano de 2013, tem como público alvo crianças com diagnóstico ou suspeita de TDAH na faixa etária de 8 a 12 anos, residentes de Salvador e regularmente matriculadas na escola.

Os interessados em participar devem realizar as inscrições gratuitamente, até o final do mês de outubro, no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Jogos Virtuais Comunidades Virtuais, na sala 5, do 2º andar do prédio de pós-graduação, no Campus I da universidade.

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico que aparece na infância e que, na maioria dos casos, acompanha o indivíduo por toda a vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

A iniciativa tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Informações: Comunidades Virtuais – tel. (71) 3117-2458 e lynnalves@gmail.com.

Imagem (home): Divulgação


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: