POR Ascom/Wania Dias, 06 out 2015, 11H49

Obra de Fidelino de Figueiredo é tema de congresso internacional em Portugal

Leonardo Barbosa
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

A UNEB, por meio da Cátedra Fidelino de Figueiredo, em parceria com a Universidade do Porto, em Portugal, realizará entre os dias 12 e 15 de outubro o Congresso Internacional Fidelino de Figueiredo – Um Homem na Sua Humanidade, na cidade do Porto.

O evento abordará o diálogo entre filosofia e literatura com foco na obra do professor, historiador e crítico literário português, Fidelino de Figueiredo.

A programação da iniciativa, que reserva atividades na Universidade do Porto e no Camões: Instituto da Cooperação e da Língua, em Lisboa, contará com conferências, painéis para debate e uma mesa de testemunhos, onde serão exibidos depoimentos sobre o homenageado e sua obra.

Os interessados em participar do congresso podem realizar as inscrições mediante preenchimento e envio da ficha de inscrição por e-mail, para o Gabinete de Eventos, Comunicação e Imagem, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

O congresso é bienal e está previsto para acontecer no Brasil entre os dias 14 e 17 de março de 2016. A UNEB e a Universidade de São Paulo sediarão a programação do evento.

Lançamento da EdUNEB em Portugal

Ainda como parte da programação do Congresso, no dia 14 de outubro, será lançado o livro Pyrene, publicação da Editora da UNEB (EdUNEB), de autoria de Fidelino de Figueiredo, pioneiro dos estudos comparados das literaturas de Portugal e Espanha.

O lançamento acontecerá no auditório do Camões: Instituto da Cooperação e da Língua, em Lisboa, e contará com a presença da Presidente do Instituto, a professora Ana Paula Laborinho, da Diretora da Biblioteca Nacional de Portugal, Maria Inês Cordeiro, do Diretor Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), José Manuel Cortês, além de outros acadêmicos e pesquisadores do Brasil e de Portugal.

Originalmente publicada em 1935, Pyrene traz um estudo literário de valor histórico e cultural sobre estudos comparativos da literatura portuguesa e espanhola, e apresenta um ponto de vista para uma introdução à história comparada das literaturas dos dois países da península Ibérica.

Informações: catedrafidelinofigueiredo@gmail.com.

Imagem (home): Divulgação


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: