POR Ascom / Danilo Oliveira, 28 set 2015, 16H10

UNEB lança documentário sobre história de Canudos dia 5 de outubro

Danilo Cordeiro
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

A UNEB, por meio Núcleo de Audiovisual do Centro de Estudos Euclydes da Cunha (CEEC), órgão vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG) da Universidade, lança no dia 5 de outubro, às 20h, o documentário “Três vezes Canudos – A biografia de uma cidade”, no Memorial Antônio Conselheiro (MAC), no município.

A sessão é aberta ao público e gratuita. O filme narra a trajetória histórica da cidade do semiárido baiano, desde a destruição de Canudos pelas tropas republicanas, no final do século XIX, em combate ao líder religioso Antônio Conselheiro, à transferência dos moradores para a Nova Canudos.

O documentário tem duração de 55 minutos, direção do coordenador do CEEC, professor Manoel Neto, fotografia de Roque Araújo e montagem de Ilo Alves.

Durante o longa-metragem, os fatos são apresentados através da narrativa do cordel, com performance realizada pelo poeta e professor Antônio Carlos Barreto.

“Pretendemos preencher uma lacuna histórica sobre a cidade de Canudos que muitos não conhecem. Esse trabalho tem uma preocupação pedagógica e dá subsídios para o debate sobre um importante fato histórico”, explica o professor Manoel Neto.

O longa-metragem conta com o apoio do Projeto Canudos, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e da Diretoria de Audiovisual (DIMAS), vinculada à Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).

Informações: CEEC – tel. (71) 3321-5081.


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: