POR Ascom / Danilo Oliveira, 03 set 2015, 17H57

Seminário interdisciplinar da UNEB em Caetité inscreve trabalhos até 12/09

Elvis Cássio
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

O Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus VI da UNEB, em Caetité, por meio do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupe), vai realizar entre os dias 23 e 25 de setembro o III Seminário Interdisciplinar em Ensino, Extensão e Pesquisa (SIEP), na unidade.

O evento, aberto ao público, tem como a tema “O fazer acadêmico no Alto Sertão Baiano: desafios e perspectivas interdisciplinares” e objetiva subsidiar um espaço para discussões e socialização entre professores, pesquisadores e demais interessados sobre projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados para o Alto Sertão da Bahia.

Os interessados em submeter trabalhos (ver regras) deverão preencher e encaminhar o formulário para o e-mail siepcampus6@gmail.com, até o dia 12 de setembro. Para aqueles que desejam participar como ouvintes, o prazo para inscrição (gratuita) segue até o dia 22 do mesmo mês no site do evento.

O III SIEP reserva em sua programação palestras, mesas redondas, atividades culturais e sessões de comunicação. Destaque para a mesa de abertura, intitulada “O fazer acadêmico na contemporaneidade: conhecimento com inovação e responsabilidade social”, ministrado pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG) da UNEB, professor Atson Fernandes.

O evento conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), da PPG, Cátedra Fidelino de Figueiredo da UNEB e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

9ª Primavera dos Museus

Atividades do III SIEP integram também a programação da 9ª Primavera dos Museus, iniciativa promovida nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

No dia 23 de setembro, às 8h, será promovida a roda de conversa sobre presença indígena no Sertão Baiano, nas instalações do Departamento de Educação (DEDC) do Campus XII da UNEB, em Guanambi. A atividade vai contar com a participação do pesquisador francês Cyril Menta, da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS).

Em Caetité, será realizada uma aula pública no sítio arqueológico Moita dos Porcos, com mediação técnica da equipe do Museu do Alto Sertão da Bahia (MASB) e de Cyril, às 8h, no dia 24.

Já no dia 25, o Centro de Cultura de Igaporã vai sediar a roda de conversa com índios Kiriris e a apresentação do ritual tradicional Toré.

O seminário contará também com uma roda de conversa sobre a presença indígena no sertão baiano, com apresentações de pesquisas, em Guanambi, e a Roda de Conversa com Índios Kiriris, no município de Igaporã.

A 9ª Primavera dos Museus, que acontece de 21 a 27 de setembro, conta com o tema Museus e Memórias Indígenas.

Informações: NUPE/Campus IV – (71) 3454-2021 (ramal 226) ou site siep3campus6.weebly.com.


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: