POR Ascom/Wania Dias, 29 jun 2015, 15H32

UNEB e agricultores orgânicos do Vale do São Francisco debatem saúde pública na região

Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação*

x

Os debates tiveram como foco a produção de alimentos saudáveis sem uso de agrotóxicos

A UNEB, através do Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável (Caerdes), do Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade, no Campus III, em Juazeiro, promoveu, no último dia 17, reunião de trabalho para discutir ações voltadas à promoção da saúde pública no Vale do São Francisco.

A iniciativa teve como pauta a organização do I Encontro sobre Produção e Consumo de Alimentos Orgânicos, Medicina Complementar e Alternativas e Práticas de Qualidade de Vida.

Participaram da reunião agricultores orgânicos do Vale do São Francisco, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e das instituições Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além de representantes da comunidade acadêmica da UNEB.

Os debates tiveram como foco a produção de alimentos saudáveis sem uso de agrotóxicos, bem como a divulgação de produtos e serviços realizados de forma natural e ecológica na região.

“A saúde começa no prato. Por isso é tão importante investir em iniciativas que favoreçam e ampliem iniciativas que estimulem a produção agrícola saudável, sem uso de agrotóxicos”, reforçou o diretor do DTCS e coordenador do Caerdes, professor Jairton Fraga Araújo.

Na ocasião, foi acordada a criação de um fórum deliberativo para discutir as produções agrícolas alternativas, além da organização do Encontro.

O engenheiro agrônomo da Embrapa, Fabrício Bianchini, considera que a criação do fórum vai alertar e as pessoas sobre a qualidade do que estão consumindo. “Este espaço vai possibilitar que a sociedade tenha acesso a informações importantes no que diz respeito às questões ambientais e do uso de agrotóxicos”, explicou.

*Com informações e foto de Tamires de Lima, do Núcleo de Comunicação do DTCS/Campus III


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: